Chamadas de Propostas

Programa Aristides Pacheco Leão 2024: Orientações para a submissão de propostas

FAPESP - Orientações para a submissão de propostas - Bolsa EVC - Bolsa de Estímulo a Vocações Científicas

1º Passo – Cadastro no SAGe

Para a submissão de propostas à FAPESP é necessário ter cadastro no SAGe (https://sage.fapesp.br/SAGe_WEB/jsp/loginAdm.jsp), que é o sistema da FAPESP utilizado para a submissão e tramitação de propostas.

a) Primeiro acesso

Para realizar o primeiro acesso ao SAGe é necessário clicar na opção “Sem cadastro?”, na tela inicial do sistema.

No preenchimento dos dados solicitados, deverá ser informado o nome completo, sem abreviações. Se brasileiro ou brasileiro naturalizado o sistema reconhecerá o usuário pelo CPF informado; se estrangeiro pelo Nome Completo, País de Nascimento e Data de Nascimento.

Após o preenchimento dos “Dados Básicos”, deve clicar em “Confirmar”. Em seguida, o usuário deverá preencher os “Dados de Identificação”, criando uma identificação e uma senha para acesso ao sistema, e clicar em “Salvar”.

Será encaminhada ao endereço de e-mail informado pelo usuário uma contrassenha, que deverá ser utilizada no primeiro acesso ao SAGe, para a ativação do seu cadastro.

b) Preenchimento do cadastro completo

Após a ativação do cadastro, para a submissão de propostas à FAPESP, será necessário o preenchimento do cadastro completo no sistema.

O preenchimento do cadastro completo, bem como eventuais alterações, devem ser realizados acessando o menu Meus Dados > Alteração de Cadastro. As informações devem ser preenchidas nas abas do sistema.

Em caso de dúvidas, consulte o manual de “Cadastramento de Usuário”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

2º Passo – Submissão da proposta

a) Criação da proposta

Para a submissão da proposta é necessário acessar o SAGe com sua identificação e senha e utilizar, no menu Acesso Rápido da tela inicial do sistema, a opção “Nova Proposta Inicial”.

O sistema exibirá uma lista para escolha entre as modalidades mais utilizadas ou para seleção de uma das Chamadas de Propostas vigentes.

Em Chamadas Vigentes, o usuário deverá selecionar as opções: Acordos de Cooperação / ABC - Academia Brasileira de Ciências / ABC - Bolsa EVC - Bolsa de Estímulo a Vocações Científicas> Confirmar.

Aguarde aparecer a tela “Incluir Proposta”, confira se a modalidade indicada está correta e clique em “Incluir”. A proposta estará criada e o usuário poderá preencher todos os dados solicitados.

b) Preenchimento e submissão da proposta

Na elaboração da proposta no SAGe, devem ser preenchidos todos os campos obrigatórios, marcados com asterisco (*). Também devem ser anexados na aba “Documentos” todos os documentos exigidos para a etapa de análise.

Durante o preenchimento da proposta, o usuário poderá utilizar o botão “Salvar”, para que as alterações sejam armazenadas pelo sistema. Também poderá ser utilizado a qualquer momento o botão “Validar”, para que o sistema identifique se existem pendências para a submissão da proposta.

Os recursos que devem ser solicitados para a FAPESP devem ser inseridos na aba R$/US$ da proposta. No caso de bolsa, o SAGe irá calcular automaticamente após o preenchimento dos campos data início, duração e beneficiário (ficha "Identificação da Proposta"). Após concluir o preenchimento de sua proposta, clique em “Salvar” e em “Submeter”.

Após a conclusão da submissão da proposta, será gerado o número do processo. Para acessar um processo submetido à FAPESP utilize o menu Processos > Meus Processos.

Em caso de dúvidas, consulte os manuais com orientações para a submissão de propostas, disponíveis no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

3º Passo – Aceite da Concessão e Assinatura do Termo de Outorga do Auxílio à Pesquisa

a) Aceite da Concessão

Após a submissão da proposta do Auxílio à Pesquisa, os dados e documentos submetidos serão analisados pela FAPESP. Sendo aprovada a proposta, o(a) sr(a) receberá mensagem por e-mail divulgando o resultado.

Também será enviada mensagem por e-mail com as instruções para a confirmação de interesse na concessão. Devem ser seguidas todas as instruções para a conclusão do aceite, para que o processo siga para a etapa de emissão do Termo de Outorga.

b) Emissão e assinatura do Termo de Outorga

Após a conclusão do aceite da concessão, o Termo de Outorga será emitido pela FAPESP. As instruções para assinatura serão enviadas por e-mail para o pesquisador responsável.

Orientações detalhadas sobre o processo de contratação e assinatura do Termo de Outorga podem ser consultadas no manual “Assinatura Eletrônica”, disponível no link “Manuais”, dentro do próprio SAGe.

Apenas após a assinatura do Termo de Outorga inicial do Auxílio à Pesquisa é que será possível implementar as quotas de Bolsas concedidas no orçamento.

4º Passo – Utilização dos Recursos e Cadastro de Conta Corrente

As orientações para a liberação dos recursos concedidos estão disponíveis em www.fapesp.br/financeiro.

Além dos manuais do SAGe, a FAPESP disponibiliza o e-mail chamada-evc@fapesp.br, para o esclarecimento de dúvidas adicionais.