Assessoria Científica
Helena Maria Sant'Ana Sampaio Andery English version
Assessor da Coordenadoria Geral – Ciências Sociais 3 (Educação e Psicologia)
É professora livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É bolsista produtividade do CNPq desde 2015.
Graduada em Ciências Sociais (1982), mestre em Antropologia Social (1989) e doutora em Ciência Política (1998) pela Universidade de São Paulo (USP), fez estágio de pós-doutorado (2019/2020) no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain da École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS), Paris, França. Defendeu a Livre-Docência na área de Cultura e Educação na Faculdade de Educação da Unicamp em 2022.
Atuou como secretária nacional da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC) de janeiro de 2023 a fevereiro de 2024.
É editora-chefe da Revista Pro-Posições (Qualis 1A) e membro do conselho editorial da Editora da Faculdade de Educação/Unicamp. É membro fundadora do Laboratório de Estudos da Educação Superior (LEES) e do Centro de Antropologia de Processos Educativos (CeAPE), ambos da Unicamp. É membro do conselho do RUF (Ranking Universitário da Folha).
Desenvolve estudos na área de educação, com ênfase em ensino superior, principalmente com os seguintes temas: sistemas comparados de ensino superior, setor privado, políticas de avaliação e regulação, acesso e permanência.
Realizou, dentre outras, as seguintes visitas internacionais de trabalho: Centre Population et Développement (Ceped) da Universidade de Paris-Cité, Paris (2021); École Centrale de Marseille (2021); Universidade do Porto (2017), Portugal; Instituto de Estudos Latinoamericanos da Universidade Livre de Berlim (2012), Alemanha.
Dentre as publicações, destacam-se: SAMPAIO, H. (2000). O Ensino superior no Brasil: o setor privado. São Paulo: Hucitec, FAPESP. SAMPAIO, H. (2014). Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil: conceitos para discussão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, n. 84, pp. 43-55. SAMPAIO, H. (2015). Higher Education in Brazil: Stratification in the Privatization of Enrollment. In Robert T. Teranishi et al. (Eds.), Mitigating Inequality: Higher Education Research, Policy, and Practice in an Era of Massification and Stratification (Advances in Education in Diverse CommunitiesHigher Education in Latin America and the Challenges of the 21st Century. Springer Nature Switzerland. SAMPAIO, H. (2017) (com Elizabeth Balbachevsky). Brazilian Postsecondary Education in the Twenty First Century: A Conservative modernization. In Philip G. Altbach; Liz Reisberg; Hans de Wit (Eds), Responding to Massification. Differenciation in Post-Secondary Education Worldwide. Rotterdam/Boston/Taipei: Sense Publishers Books. SAMPAIO, H. (2017) (com Ilara Sanchez). Trajetórias de formação e atuação profissional de docentes em Educação. Cadernos de Pesquisa, vol. 47, n. 166, pp 1268-1291. SAMPAIO, H. (2018). (com Clarissa Eckert Baeta Neves e Rosana Heringer). A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, vol.6, 12, jan./abr, p.18-41. SAMPAIO, H. (2019). (com Elizabeth Balbachevsky e Cibele Andrade). Expanding Access to Higher Education and its (limited) consequences for social inclusion: The Brazilian experience. Social Inclusion, vol. 7(1), pp. 7-17; SAMPAIO, H. (2020). Privatization of Higher Education in Brazil: old and new issues. In: Schwartzman, Simon. (org.). Higher Education in Latin America and the Challenges of the 21st Century. Cham: Springer, p. 77-94. SAMPAIO, H. (2023) (com Carlos Eduardo S. Burgos Dias). A constituição da assistência estudantil como campo científico. Cadernos de Pesquisa, v. 53.