Assessoria Científica
Liliam Sanchez Carrete English version
Gestora da Área – Ambientes de Inovação
É Professora de Finanças do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuarias da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Fez graduação, mestrado e doutorado em Administração de Empresas, com concentração na área de Finanças.
É vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA. É coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão Empreendedora (Nage), o Núcleo de Cultura e Extensão da FEA, uma iniciativa fundamental para promover o empreendedorismo e a inovação na FEA-USP.
Com o objetivo de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo, desenvolveu programas de educação executiva para empreendedores e investidores-anjo, proporcionando conhecimento e ferramentas essenciais para decisão de investimento e acesso à capital privado.
A construção de pontes entre a Academia e a Indústria, também torna-se foco de seu trabalho com a estruturação da primeira iniciativa de formação executiva para empreendedores e investidores anjos com o objetivo de fomentar investimentos em empresas em estágio inicial. Pesquisadora e autora de artigos na área de finanças, valuation e Finanças para Empreendedorismo. Autora de livros na área de finanças e valuation.
Atuou como responsável pela área de Empreendedorismo da Agência USP de Inovação, Auspin. Como líder da área de empreendedorismo atuou no desenvolvimento de um motor de inovação e empreendedorismo dentro da USP durante o período de 2018 até 2023 quando a USP é reconhecida como Universidade mais Empreendedora do país.
Também teve a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e perspectivas como Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, Berkeley, uma das instituições de ensino superior de maior atuação em empreendedorismo do mundo. Essa experiência internacional enriqueceu sua visão sobre o ecossistema de inovação global, proporcionando insights valiosos para suas iniciativas na USP.
É Coordenadora do Projeto de Extensão de Formação de Sócios de Startups de Base Científica-Tecnológica facilitando a formação de sociedade entre Cientistas, Pesquisadores e Sócios de Negócios, além da educação para o acesso ao Capital de Risco Privado: investidores anjos e investidores de Venture Capital.
E, por fim, dedica-se a criar oportunidades para que os alunos se envolvam em atividades empreendedoras, proporcionando um ambiente propício à experimentação e ao desenvolvimento de ideias inovadoras, incluindo deep techs. Incentiva a participação dos alunos em programas, workshops e concursos, oferecendo ferramentas e recursos para que possam transformar suas ideias em projetos concretos, além da criação de um ambiente propício à colaboração e ao desenvolvimento de novos negócios.