Notícias

Súmula a partir do Lattes

Súmula a partir do Lattes Pesquisadores já podem preparar a súmula curricular solicitada pela FAPESP em pedidos iniciais de auxílios e bolsas a partir da base de dados do CNPq (foto: FAPESP)

Pesquisadores com Currículo Lattes podem preparar desde 12 de julho, de forma eletrônica e opcionalmente, a súmula curricular solicitada pela FAPESP em pedidos iniciais de auxílios e bolsas a partir da base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O mecanismo para preparação da súmula eletrônica é simples. Basta pré-selecionar as informações solicitadas pela FAPESP – como publicações, lista de patentes ou softwares, indicações quantitativas de publicações em periódicos, capítulos de livros, teses de mestrado e doutorado orientadas e defendidas – no currículo disponibilizado na base do CNPq, e aplicá-las ao formulário eletrônico. Portanto, é importante manter atualizado os dados na Plataforma Lattes.

Para completar o preenchimento do formulário eletrônico é necessário digitar, adicionalmente, a lista de auxílios a pesquisa vigentes no nome do pesquisador (título do projeto, coordenador, recursos e agência financiadora), orientações em andamento (iniciação científica, mestrado ou doutorado, título e agência de fomento) e outras informações biográficas relevantes.

Até janeiro de 2005, quando todo o processo de solicitação de apoio na Fundação deverá estar informatizado, o pesquisador poderá optar pela súmula tradicional ou pela súmula gerada a partir da base Lattes. Em qualquer dos casos o documento deverá ser impresso e anexado ao pedido de apoio.

A Plataforma Lattes é um conjunto de sistemas de informações voltados para a gestão de ciência e tecnologia. Trata-se de uma maneira rápida e eficiente para que o pesquisador publique seu currículo e o mantenha armazenado em uma base de dados com acesso pela internet.

Com a utilização da base por parte da FAPESP, o sistema do CNPq passará a ter uma abrangência maior, por integrar o Estado com o maior número de cientistas do país. Isso deve fazer com que a base de usuários, que hoje soma cerca de 400 mil, aumente ainda mais.

O formulário eletrônico da súmula curricular eletrônica está disponível no endereço www.fapesp.br/sage/sumula




 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 12/07/2004