Notícias

Tidia promove primeiro workshop

Tidia promove primeiro workshop Terá palestrantes brasileiros e estrangeiros nas Área dos três subprojetos do programa: Incubadora Virtual, Aprendizado Eletrônico e KyaTera

O Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP, realizará¡ o 1º Workshop Tidia de 3 a 5 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O encontro contará com palestrantes brasileiros e estrangeiros de grande destaque nas Área dos três subprojetos do programa: Incubadora Virtual de Conteúdos, Aprendizado Eletrônico (Ae) e KyaTera (infraestrutura). Haverá também apresentação de trabalhos, mesas-redondas e participação de empresas.

Entre os participantes estrangeiros está Phillip Long, criador do Empreendimento de Computação Acadêmica do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), nos Estados Unidos. Longé o pioneiro no desenvolvimento de formas de cooperação em pesquisa e educação em rede e hoje trabalha em muitas outras iniciativas com o uso de softwares abertos.

Outro palestranteé Yochai Benkler, da Faculdade de Direito da Universidade Yale, nos Estados Unidos, responsá¡vel por ter proposto a hipótese do advento de um novo processo produtivo de riquezas que chamou de sistema de produção colaborativa entre pares (common-based peer-production) e especialista com grande imaginação inovativa para explicar os novos métodos cooperativos e de compartilhamento mediados pela internet.

John Silvester, especialista em redes de alta velocidade, avaliação de performance e modelagem de redes e sistemas distribuá­dos, Linda Harasin, especialista em educação via internet da Corporação Norte-americana para Desenvolvimento Econômico e Bruce MacDowell, vice-presidente de pesquisa da Akamai Technologies, são os outros palestrantes entrangeiros no evento.

Organização do Tidia

Com proposta semelhante à do sistema de produção colaborativa entre pares proposto no MIT, o Tidia prevê a criação de uma infraestrutura fá­sica que envolve fibras, cabos, equipamentos como chaves, roteadores, protocolos e programas.

Nessa perspectiva está¡ o projeto KyaTera (www.kyatera.fapesp.br), coordenado por Hugo Fragnito, do Instituto de Fá­sica da Unicamp, que, inicialmente, interligará¡ com fibra óptica mais de 500 pesquisadores de cerca de 100 laboratórios nas Área de comunicações ópticas, redes de computadores e aplicações avançadas da Internet. Esses laboratórios, denominados WebLab's, desenvolvem pesquisas cientá­ficas e tecnológicas em diferentes Área.

A infraestrutura de redes existe para facilitar a produção de conteúdos e criar condições para que eles possam fluir nesta rede. Para isso, o sub-programa Aprendizado Eletrônico (http://tidia-ae.incubadora.fapesp.br), coordenado por Wilson Ruggiero, da Escola Politécnica da USP, busca desenvolver uma ferramenta aberta que propicie aos docentes a criação de novas alternativas para o ensino presencial ou a distância. O projeto é desenvolvido de forma cooperativa e envolve 100 pesquisadores ligados a 16 laboratórios de universidades no estado de São Paulo.

Coordenada por Imre Simon, do Instituto de Matemática e Estatá­stica da USP, a Incubadora Virtual (http://incubadora.fapesp.br), que já conta com 140 projetos aprovados e quase 1 mil desenvolvedores, expande esse conceito para qualquer área, tanto na cooperação como no conteúdo. Sua equipe desenvolveu e disponibiliza um serviço pela rede web onde há cooperação, mesmo a distância, para a criação de conteúdos abertos.

O Programa Tidia trabalha em conjunto com a rede acadêmica Ansp (www.ansp.br), estabelecida pela FAPESP em 1988. No Estado de São Paulo, a Ansp é equivalente á rede Internet 2, provendo conexões em alta velocidade para mais de 80 instituições de ensino e pesquisa. Para o Tidia, a Ansp proverá infraestrutura com conexão internacional a 622 megabits por segundo, que será inaugurada durante o workshop.

O eventoé aberto para a participação de todos os interessados. Mais informações e inscrições, gratuitas, podem ser feitas na pá¡gina www.tidia.fapesp.br/portal/eventos/1workshop




Página atualizada em 01/07/2022 - Publicada em 29/10/2004