Notícias

FAPESP anuncia listas tríplices

FAPESP anuncia listas tríplices Eleição no Conselho Superior define os candidatos para os cargos de vice-presidente, diretor-presidente do CTA e diretor científico da Fundação. Listas serão encaminhadas ao governador

Agência FAPESP - O Conselho Superior da FAPESP, em reunião na quarta-feira (10/11), anunciou as listas tríplices para os cargos de vice-presidente, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo e diretor científico.

As listas foram entregues no mesmo dia pelo presidente da Fundação, Carlos Vogt, ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo João Carlos de Souza Meirelles. O secretário encaminhará as mesmas aos governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que fará a escolha dos novos executivos da FAPESP.

Os nomes foram escolhidos em eleição da qual participaram dez conselheiros dos doze que compõem o Conselho Superior da Fundação. A escolha foi feita a partir das listas encaminhadas pelo Comitê de Busca e Seleção, constituído para o processo seletivo. O comitê foi formado por Vogt, que o presidiu, e pelos conselheiros Hermann Heinemann Wever, Marcos Macari e Vahan Agopyan.

Vice-presidente

Para a vice-presidência, vaga aberta desde o término do mandato de Paulo Eduardo de Abreu Machado, em julho, no primeiro escrutínio ficou Marcos Macari, professor titular do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que obteve dez votos.

No segundo escrutínio ficaram Nilson Dias Vieira Junior, gerente do Centro de Lasers e Aplicações do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), e José Arana Varela, professor titular do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, ambos com nove votos.

Diretor presidente

O cargo de diretor presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), aberto desde o falecimento de Francisco Romeu Landi, em abril, e que vinha sendo ocupado interinamente pelo diretor administrativo Joaquim José de Camargo Engler, teve em primeiro escrutínio Walter Colli e Umberto Cordani, com dez votos, e Ricardo Renzo Brentani, com nove.

Colli é professor titular do Instituto de Química, Cordani é professor titular do Instituto de Geociências e Brentani é professor titular da Faculdade de Medicina, todos da Universidade de São Paulo (USP).

Diretor científico

Para o cargo de diretor científico, que irá substituir José Fernando Perez, que colocou o cargo à disposição, a lista traz em primeiro escrutínio Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com dez votos.

Em segundo escrutínio ficaram Luiz Nunes de Oliveira, pró-reitor de pesquisa da USP e professor titular do Instituto de Física de São Carlos, e Hernan Chaimovich Guralnik, diretor e professor titular do Instituto de Química da USP. Os dois tiveram dez votos.


Página atualizada em 22/01/2020 - Publicada em 10/11/2004