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Cadastros no SAGe

Cadastros no SAGe FAPESP solicita aos pesquisadores que se cadastrem no Sistema de Apoio a Gestão. Em 2005, todos os pedidos iniciais deverão ser feitos exclusivamente pela internet

Agência FAPESP - O Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP entrou em funcionamento na segunda-feira (3/1), iniciando uma nova e importante fase na história da Fundação. O objetivo do novo sistema é informatizar todos os procedimentos de apresentação, análise e julgamento de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de programas apoiados pela instituição.

A FAPESP solicita aos pesquisadores que recebem ou pleiteiam apoio da Fundação que se cadastrem no SAGe, no endereço de internet www.fapesp.br/sage.

Todas as solicitações iniciais, já em 1º de fevereiro de 2005 – quando a Fundação retoma seu expediente após o período de férias coletivas (10 a 29 de janeiro) - deverão ser realizadas exclusivamente por meio eletrônico, pelo SAGe. A administração de processos vigentes seguirá da forma tradicional até sua conclusão.

A Fundação trabalhará em regime de plantão durante o mês de janeiro para o atendimento a dúvidas, pelo serviço Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse) ou pelo telefone (11) 3838-4000.

“O SAGe representa um passo importante para a modernização da gestão da FAPESP e um salto de qualidade na administração das etapas que envolvem a tramitação de processos associados a projetos de pesquisa científica e tecnológica na Fundação”, diz Carlos Vogt, presidente da FAPESP. “A nova fase que o SAGe inaugura é parte de um amplo processo de mudança, qualidade e institucionalização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento constante.”

Outros quatro sistemas integram a solução informatizada que utilizará a internet como infraestrutura de comunicação. O SAGe irá gerar uma base de dados sobre resultados de projetos de pesquisa, permitirá o apoio a decisões gerenciais sobre políticas de financiamento e a gestão do patrimônio da Fundação. O SAGe também incorpora um sistema de apoio aos procedimentos de importação de insumos à atividade de pesquisa e permitirá a avaliação dos resultados das políticas de fomento praticadas.

“Adotar a informatização é uma forma de reduzir custos e tempo de tramitação de processos de financiamento, tornando mais racional e eficaz a prestação de serviços à comunidade científica paulista que a FAPESP realiza há quase 43 anos”, disse Vogt. “Trata-se de um processo imprescindível diante do crescimento exponencial das atividades da Fundação.” A FAPESP mantém atualmente cerca de 17 mil bolsas e auxílios a pesquisa.

A informatização da gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores, vem sendo conduzida desde 2003 pela FAPESP em conjunto com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Em julho de 2004, a FAPESP passou a aceitar de forma opcional a súmula curricular solicitada em pedidos iniciais de auxílios e bolsas a partir da base de dados da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 04/01/2005