Notícias

Sucesso na implantação

Sucesso na implantação Mais de 7 mil pesquisadores se cadastraram nas primeiras duas semanas de atividades do SAGe

Agência FAPESP - Mais de sete mil pesquisadores já se cadastraram no Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, que entrou em funcionamento no dia 3 de janeiro.

Além do prosseguimento do cadastramento, o cumprimento do cronograma de implantação continua a partir de 1º de fevereiro, quando a Fundação retoma seu expediente após o período de férias coletivas. A partir dessa data, todos os pedidos de apresentação de propostas de pesquisa deverão ser realizados exclusivamente por meio eletrônico, pelo SAGe.

“Como programado, o ano de 2005 se abre na FAPESP dentro de uma nova perspectiva de gestão das atividades de fomento e de suporte da Fundação com a implantação do SAGe, que vem sendo conduzida exemplarmente”, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP.

O SAGe abre uma nova e importante etapa na história da FAPESP, ao informatizar todos os procedimentos de apresentação, análise e julgamento de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de programas apoiados pela instituição.

É importante que todos os pesquisadores, apoiados ou que pretendam obter apoio da FAPESP, cadastrem-se no SAGe, pelo endereço www.fapesp.br/sage.

Os processos em vigência não serão alterados nem terão problemas de continuidade, já que o cronograma de implantação do SAGe contempla essa fase de transição entre os meios utilizados pela Fundação até então e a informatização dos procedimentos.

A informatização da gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores, vem sendo conduzida desde 2003 pela FAPESP em conjunto com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Em julho de 2004, a FAPESP passou a aceitar de forma opcional a súmula curricular solicitada em pedidos iniciais de auxílios e bolsas a partir da base de dados da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Formulários

Em decorrência da informatização, todos os formulários necessários para os procedimentos incluídos no SAGe estarão disponíveis no sistema.

Novos pedidos deverão ser apresentados eletronicamente apenas a partir de 1º de fevereiro, quando a FAPESP retornará do período das férias coletivas. A Fundação estará trabalhando em regime de plantão durante o mês de janeiro para o atendimento a dúvidas, pelo serviço Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse) ou pelo telefone (11) 3838-4000.

 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 14/01/2005