Notícias

Todas as formas de apoio no SAGe

Todas as formas de apoio no SAGe Todas as modalidades ativas de apoio a pesquisa oferecidas pela FAPESP passam a integrar o novo sistema

Agência FAPESP - O funcionamento do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP encontra-se em pleno vapor. Todas as modalidades ativas de apoio à pesquisa oferecidas pela Fundação estão integradas no sistema que já teve o cadastro de quase 10 mil pesquisadores.

Desde o dia 1º de fevereiro, quando a FAPESP retomou seu expediente após o período de férias coletivas, as propostas de financiamento a pesquisa passaram a ser realizados exclusivamente por meio eletrônico, pelo SAGe.

A apresentação de propostas pelo novo sistema foi exaustivamente testada e dá prosseguimento ao cronograma de implantação, que vem sendo rigorosamente cumprido.

“O ano de 2005 se abre com a FAPESP, como planejado, funcionando integralmente de maneira informatizada, para maior agilidade, eficiência e visibilidade de todas as suas ações de fomento”, disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP. “É importante destacar o esforço feito pelos servidores da Fundação que trabalharam durante o período de férias coletivas para garantir o bom andamento do SAGe.”

A FAPESP está trabalhando em regime de plantão permanente para o atendimento a dúvidas pelo serviço Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse) ou pelo telefone (11) 3838-4000.

Assessoria

Em decorrência da implantação do SAGe, todos os pareceres dos assessores responsáveis pela sistemática de análise dos projetos apresentados a partir do início de fevereiro deverão ser enviados pelo novo sistema. O envio dos pareceres poderá ser feito a partir de 21 de fevereiro.

Ainda em fevereiro, no dia 23, será feita uma reunião com os coordenadores adjuntos e os coordenadores de área da FAPESP para a apresentação das novidades do SAGe.

Informatização

A implantação do SAGe abre uma importante etapa na história da FAPESP, ao informatizar todos os procedimentos de apresentação e análise de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de programas apoiados pela instituição.

É importante que todos os pesquisadores, apoiados ou que pretendam obter apoio da FAPESP, cadastrem-se no SAGe, pelo endereço www.fapesp.br/sage.

Os processos em vigência não serão alterados nem terão problemas de continuidade, já que o cronograma do SAGe contempla essa fase de transição entre os meios utilizados pela Fundação até janeiro e a implantação do novo sistema.

A informatização da gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores, vem sendo conduzida desde 2003 pela FAPESP em conjunto com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Em julho de 2004, a Fundação passou a aceitar de forma opcional a súmula curricular solicitada em solicitações iniciais de auxílios e bolsas a partir da base de dados da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).





Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 16/02/2005