Notícias
Posses na FAPESP
COMUNICADO DA FAPESP SOBRE A CERIMÔNIA DE POSSE DOS DIRETORES DO CONSELHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
Com a possibilidade de contarmos com a ilustre presença do Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, para presidir a cerimônia de posse dos diretores do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, comunicamos a V.Sa. que o evento não mais ocorrerá no dia 26 de abril, conforme anunciado anteriormente, e será adiado para uma data oportuna que permita conciliá-lo com a agenda do Governador.
FAPESP
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
São Paulo, 20 de abril de 2005
Agência FAPESP - No próximo dia 26 de abril, às 10 horas, no auditório da FAPESP, serão realizadas as cerimônias de posse dos professores Ricardo Renzo Brentani, Carlos Henrique de Brito Cruz e Joaquim José de Camargo Engler. Respectivamente, serão ocupados os cargos de diretor-presidente, diretor científico e diretor administrativo do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fundação.
Na ocasião será lançado o livro FAPESP 40 anos Abrindo Fronteiras, organizado pela professora Amélia Hamburger, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP). A obra é uma coletânea de 24 depoimentos de pesquisadores, ex-dirigentes e personalidades que participaram da construção da história da Fundação.
Brentani foi conselheiro da Fundação entre abril de 2000 e dezembro de 2004, quando passou a ocupar o cargo de diretor-presidente. A vaga estava aberta desde a morte do professor Francisco Romeu Landi, há um ano.
Médico formado pela USP e professor titular da Faculdade de Medicina, Brentani dirige também o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer. É ainda diretor-presidente do Hospital do Câncer A. C. Camargo e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos dez Cepids da FAPESP.
Reitor da Unicamp desde abril de 2002, Brito Cruz assume o cargo colocado à disposição pelo professor José Fernando Perez em agosto de 2004. Além de integrar o Conselho Superior da Fundação em 1995, ele foi presidente da Fundação de 1996 a 2002. O pesquisador desligou-se da reitoria para assumir suas novas funções.
Brito Cruz é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em física e doutor em ciências pela Universidade Estadual de Campinas, onde foi, por 11 anos, diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin. É um dos coordenadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica, outro Cepid da FAPESP.
Conselheiro entre 1988 e 1993, Engler é diretor administrativo da FAPESP desde 1993. O mandato que se inicia agora seguirá até 2008. Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, onde tem o título de professor titular, é doutor em agronomia pela mesma universidade.
Nos Estados Unidos, na Universidade do Estado de Ohio, Engler obteve os títulos de Master of Science e Doctor of Philosophy (Ph.D.). Na USP, foi diretor da Esalq, coordenador de Administração Geral, coordenador e prefeito do campus de Piracicaba, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e chefe de gabinete do reitor.