Notícias

Hugo Armelin é novo conselheiro da FAPESP

Hugo Armelin é novo conselheiro da FAPESP Hugo Aguirre Armelin é o mais novo membro do Conselho Superior da Fundação. O nome do bioquímico, que deverá completar o mandato de Ricardo Brentani, foi confirmado pelo governador Geraldo Alckmin (foto: Eduardo Cesar)

Agência FAPESP - O bioquímico Hugo Aguirre Armelin, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP), é o mais novo conselheiro da FAPESP. O nome do pesquisador foi confirmado pelo governador Geraldo Alckmin. A decisão está publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 20 de abril de 2005.

“Estou bastante contente. Não estava esperando, mas como a vaga surgiu vou enfrentar esse desafio”, disse Armelin à Agência FAPESP. O novo conselheiro, que deverá completar o mandato de Ricardo Brentani – que deixou o conselho para ser diretor-presidente da Fundação –, classificou como sendo “muito importante” o seu novo posto: “Somos apenas 12, mas estamos sempre acompanhando o que a FAPESP está fazendo.”

Professor titular pela USP, título obtido em 1974 com a tese Controle do Crescimento Celular em Mamíferos, Armelin é graduado em Ciências Biológicas. A graduação, concluída em 1965, também foi cursada na USP. Doutor em bioquímica, o novo conselheiro completou um pós-doutoramento em Berkeley, na Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

O currículo de Armelin não é extenso apenas na área acadêmica. Ao longo de sua trajetória profissional, o bioquímico ocupou diversos cargos de comando. Foi, por exemplo, diretor do Instituto de Química da USP entre 1990 e 1994 e pró-reitor de pesquisa entre 1994 e 1997.

Armelin também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica em 1988 e ocupa, desde 1996, uma cadeira na Academia Brasileira de Ciências.


Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 28/04/2005