Notícias

Reverências ao professor Landi

Reverências ao professor Landi Evento em homenagem a Francisco Romeu Landi, na terça (10/5), às 10h, na sede da FAPESP, será marcado pela presença intelectual do ex-presidente da Fundação, morto em abril de 2004

Agência FAPESP - A presença intelectual do professor Francisco Romeu Landi, que morreu em abril de 2004, aos 71 anos, será o ponto alto da homenagem da próxima terça-feira (10/5), às 10h, na sede da FAPESP. Duas obras idealizadas e coordenadas pelo ex-presidente da Fundação serão lançadas na oportunidade.

Uma delas, no papel. A outra, no plano virtual, na internet. Os dois volumes dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo - 2004 serão apresentados ao público durante a cerimônia. Haverá também, durante o evento, o descerramento de uma placa de agradecimento ao atuante e humanista engenheiro.

O lançamento da Biblioteca Virtual do Centro de Documentação (BV/CDi) da FAPESP, outra iniciativa do ex-diretor da instituição, também fará parte do programa. O portal vai reunir diversas fontes de informação sobre ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) na internet.

Para eternizar a homenagem acadêmica feita a Landi na época em que ele completou 70 anos de idade, haverá ainda outro lançamento. O público terá acesso à edição dos anais do simpósio comemorativo realizado em novembro de 2003 na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, berço acadêmico do saudoso professor.

Naquele evento, o homenageado do dia fez um discurso memorável. Dentro da revolução que se processa no início do século 21, baseada no tripé "informação, mecânica quântica e biologia molecular", Landi mostrou preocupação com a necessidade de uma articulação política para inserir o Brasil no caminho da inovação e também de como deve ser a formação dos engenheiros daqui para a frente.

"É preciso discutir até que ponto essa formação precisa ter elementos das chamadas ciências humanas", disse o homenageado. É fundamental, segundo o professor, que se tenha uma visão mais ampla ao se montar os currículos de engenharia. Esta é apenas uma das inúmeras contribuições - como as outras duas que serão lançadas na terça - de Francisco Romeu Landi.

A FAPESP fica à rua Pio XI, 1500, no Alto da Lapa, em São Paulo.

 


Página atualizada em 03/04/2009 - Publicada em 05/05/2005