Notícias
Lista tríplice para presidência
Agência FAPESP - Os membros do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) definiram nesta quarta-feira (11/5) os três nomes da lista tríplice que será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin. O cargo em questão é o de presidente do Conselho, que automaticamente também preside a FAPESP, que estará vago a partir de junho, quando se encerra o mandato de Carlos Vogt.
No primeiro escrutínio foram registrados 11 votos para o atual presidente da Fundação, Carlos Vogt. Na segunda rodada, dois nomes surgiram como vencedores. Um deles é o do atual vice-presidente do Conselho, Marcos Macari. O conselheiro Vahan Agopyan fecha a lista tríplice. Ambos receberam 11 votos.
Poeta e lingüista, Vogt é formado em Letras na Universidade de São Paulo (USP) e professor titular em Semântica Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1969, onde foi reitor entre 1990 e 1994. Além de vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o atual presidente da Fundação coordena o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp.
Marcos Macari é graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de São Paulo (USP). O professor titular do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal, ocupa o cargo de reitor desde o início deste ano.
O engenheiro civil Vahan Agopyan é graduado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp), onde também ocupa o cargo de direção. Desde 1994 é professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da Epusp.