Notícias

Bolsas para a França

22 de junho de 2005

Interessados em concorrer a dez bolsas para estudar, em nível de pós-graduação, na região da Ile-de-France, na França, têm até o dia 26 de junho para enviar sua inscrição para a FAPESP. A oportunidade é fruto de um convênio vigente assinado pela Prefeitura de São Paulo e pelo Consulado Geral da França.

As candidaturas avaliadas serão exclusivamente de alunos que já sejam bolsistas da Fundação. O valor da bolsa, de 9,2 mil euros, deverá ser usado para despesas de manutenção e moradia na Europa. O período da bolsa vai de setembro de 2005 a junho de 2006. Nesses dez meses, a bolsa recebida no Brasil da FAPESP será suspensa. As passagens aéreas não estão cobertas, mas poderão ser custeadas pela reserva técnica do aluno.

Podem concorrer ao benefício alunos interessados em desenvolver estudos e pesquisas em instituição de ensino superior da região francesa em questão, que inclui a capital Paris. Será dada prioridade para projetos nas áreas de educação (inclusive as voltadas a pessoas portadoras de necessidades especiais), cultura (gestão/artes), urbanismo, meio ambiente (especialmente meio urbano), saúde pública, transporte, trânsito, turismo, ciências sociais (temas urbanos) e gestão e administração pública.

Os candidatos às bolsas devem morar na cidade de São Paulo e ter domínio da língua francesa (oral e escrita), comprovado pelo certificado do Exame DALF ou pelo Diploma TCF ou ainda pelo Exame de Proficiência da Capes. Na falta desses documentos, os alunos poderão se submeter a uma avaliação no Consulado da França, em 29 de junho.

As candidaturas deverão ser apresentadas à FAPESP por meio de mensagem eletrônica. O candidato terá que indicar a instituição francesa em que pretende estagiar, justificar a escolha da instituição e indicar um endereço eletrônico para contato urgente. A avaliação será feita no dia 28 de junho e o resultado será informado imediatamente. O comprovante de proficiência do francês e a carta de aceitação assinada por um professor da França deverão ser entregues até o dia de 10 julho.

As inscrições devem ser enviadas para o email: viaexpressa@fapesp.br


Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 22/06/2005