Notícias

Debates nanotecnológicos

1º de julho de 2005

Agência FAPESP - A Nanotec 2005 será inaugurada neste terça-feira (5/7), em São Paulo. Além da exposição, marcada para terminar no dia 8 e que contará com a presença da FAPESP, haverá também, no dias 6 e 7, a realização do Congresso Internacional de Nanotecnologia. Esse último vai abordar, em específico, quatro áreas do conhecimento: elétrico e eletrônico, automotivo, têxtil e confeccionista, plásticos e novos materiais e tratamento de superfície.

Várias programações e diversos nomes de destaque do mundo do muito pequeno são esperados durante as sessões plenárias, conferências e mesas-redondas programadas. A lista conta com nomes como Carlos Henrique Brito Cruz (diretor científico da FAPESP), Marcelo Knobel (professor da Unicamp), Henrique Toma (professor da USP), Fernando Galembeck (diretor do Instituto de Química da Unicamp) e Edson Roberto Leite (vice-chefe do departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos)

No mesmo espaço, o ITM Expo, localizado na zona Oeste de São Paulo, no bairro da Lapa, serão montados os estandes da Nanotec Expo 2005. Nove pesquisas apoiadas pela FAPESP serão exibidas, todas relacionadas com a nanotecnologia.

Um dos destaques será o projeto de educação para nanociência e nanotecnologia nomeado de Nanoaventura. Por meio dessa exposição interativa e itinerante, desenvolvida por pesquisadores da Unicamp e do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, os visitantes poderão tomar contato com os conceitos nanocientíficos de uma forma bastante amigável.

O Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC - Cepid/FAPESP) também estará presente. Serão exibidos os materiais cerâmicos nanoestruturados desenvolvidos pela equipe do professor Elson Longo da Silva. Os sensores e dispositivos fotoeletroquímicos desenvolvidos na Universidade de São Paulo, pelos professores Henrique Toma e Koiti Araki, também serão atrações no espaço preparado pela instituição paulista. A feira vai funcionar das 10h30 às 19h30.

Informações sobre a programação do congresso no endereço: www.nanotec2005.com


Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 01/07/2005