Notícias

Melhor portal científico

Melhor portal científico FAPESP vence etapa brasileira do World Summit Award na categoria e-Science e participa da fase mundial, cuja premiação será durante a Cúpula da Sociedade da Informação, em novembro, na Tunísia

Agência FAPESP - A Associação de Mídia Interativa (AMI) e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net) anunciaram os oito vencedores da etapa brasileira do World Summit Award, prêmio realizado no âmbito da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI).

O portal da FAPESP (www.fapesp.br) foi o ganhador na categoria e-Science e participará da etapa mundial, cuja premiação será realizada em Túnis, na Tunísia, de 16 a 18 de novembro, juntamente com a segunda fase da CMSI.

A Cúpula Mundial da Sociedade da Informação é realizada pela Organização das Nações Unidas e pela União Internacional de Telecomunicações, com o objetivo de efetuar um esforço articulado em busca do desenvolvimento baseado na utilização das tecnologias de informação e comunicação.

O objetivo do World Summit Award, criado em 2003 durante o processo preparatório para a primeira fase da CMSI, é identificar e promover projetos que façam uso das tecnologias da informação e de comunicação no desenvolvimento de novos conteúdos e aplicações multimídia, com ênfase na diminuição da exclusão digital.

Na etapa classificatória brasileira, a Camara-e.net recebeu a inscrição de mais de 400 sites e projetos digitais – 30% a mais do que em 2003 – nas categorias e-Learning, e-Culture, e-Science, e-Government, e-Health, e-Business, e-Entertainment e e-Inclusion.

Os trabalhos foram analisados e selecionados por uma comissão de sócios da Camara-e.net, presidida pelo diretor executivo da entidade, Cid Torquato, e supervisionada por Marcelo Sant’Iago, presidente da AMI e membro do Conselho Global do WSA.

“Essa é uma excelente oportunidade para o Brasil mostrar ao mundo nosso grande desenvolvimento no uso das tecnologias da informação, estimulando investimentos no país e servindo de referência para outras nações", afirmou Sant’Iago.

“Pela abrangência e criatividade dos projetos, mais importante do que a premiação é a difusão de empreendimentos inovadores, que podem servir de inspiração e referência para outros projetos de fomento e inclusão digital aqui e em outras partes do mundo”, disse Torquato.

O portal da FAPESP reúne diversos serviços e sites, tais como:

  • Agência FAPESP (agencia.fapesp.br), um dos principais serviços noticiosos de ciência e tecnologia no Brasil, com boletins diários enviados a mais de 46 mil assinantes.

  • Revista Pesquisa FAPESP On-line (www.revistapesquisa.fapesp.br), com o conteúdo completo de uma das mais consagradas publicações científicas brasileiras.

  • BV-CDi (www.bv.fapesp.br), biblioteca virtual que reúne variadas fontes de informação sobre ciência, tecnologia e inovação (C,T&I) em uma única plataforma na internet.

  • FAPESP.Indica (www.fapesp.br/indicadores), serviço que disponibiliza um conjunto de informações indispensáveis à produção e análise de indicadores de CT&I.

Os vencedores da etapa nacional do World Summit Award são:

Mais informações: www.wsis-award.org


Página atualizada em 23/01/2020 - Publicada em 20/07/2005