Notícias

Representantes da DFG visitam a FAPESP

25 de outubro de 2005

Agência FAPESP - Uma missão da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), a Fundação Alemã de Pesquisas, está no Brasil para uma série de visitas a algumas das principais instituições acadêmicas e de fomento à pesquisa brasileiras. Nesta segunda-feira (24/10), a comitiva esteve na sede da FAPESP, em São Paulo.

Em reunião com o diretor-presidente da FAPESP, Ricardo Brentani, os representantes da DFG mostraram muito interesse em abrir canais de cooperação acadêmica entre as duas instituições. Nas próximas semanas, a instituição alemã deverá enviar um documento para que um possível acordo possa ser discutido entre as duas partes.

No Brasil, além de conhecer melhor os programas nacionais e estaduais de fomento, a instituição, segundo seu presidente Ernst-Ludwig Winnacker, está interessada em promover o intercâmbio de alunos e professores. Algumas parcerias semelhantes estão em curso com a China.

A DFG é a principal organização da Alemanha em termos de pesquisa básica. Abastecido com recursos estaduais e do governo federal germânico, o orçamento anual da fundação é da ordem de 1,2 bilhão de euros. O apoio científico é dado a todas as áreas do conhecimento.

A DFG é uma associação privada sem fins lucrativos, criada em 1920. Entre as principais missões do órgão está investir em estratégias interdisciplinares e em rede, além de promover os jovens pesquisadores internacionalmente.

Além de Winnacker, estiveram na FAPESP Matthias Kleiner, vice-presidente, Dietrich Halm, diretor do departamento de cooperação internacional com América Latina, e Armin Krawisch, diretor do grupo de ciências da vida da DFG. Julia Kundermann, conselheira de assuntos científicos e intercâmbio acadêmico da Embaixada da Alemanha no Brasil, acompanhou a comitiva.



Publicado em 25 de outubro de 2005