Notícias

Chamada FAPESP/STIC-Amsud

Chamada FAPESP/STIC-Amsud FAPESP abre chamada para propostas ao Programa STIC-Amsud (foto:Nist)

A FAPESP abriu chamada de propostas para cooperação científica entre as instituições participantes do Programa Regional de Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação para a América do Sul (STIC-Amsud).

O Programa STIC-Amsud é uma iniciativa da França em parceria com Argentina, Brasil, Chile, Peru e Uruguai e visa a incentivar a colaboração em pesquisa e desenvolvimento em computação e tecnologias da informação e comunicação.

Os recursos serão destinados, principalmente, a financiar a mobilidade de pesquisadores. São considerados elegíveis, no âmbito da chamada, os pesquisadores responsáveis por Auxílios a Pesquisa da Linha Regular, Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou por Centros de Pesquisa Inovação e Difusão (Cepids) financiados pela FAPESP.

A chamada está aberta particularmente a temas como: sistemas de informação multimídia; modelagem e desenvolvimento de software confiável e tolerante a falhas; e redes e sistemas de grids computacionais aplicados aos domínios de gestão de energia.

As propostas devem ser apresentadas à FAPESP até o dia 28 de abril de 2006 por pesquisadores do Estado de São Paulo. Devem estar associadas a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, além da equipe paulista. As propostas deverão estar na forma de uma solicitação de aditivo ao projeto em andamento.

Cada projeto deverá ter a duração de, no máximo, três anos e sua vigência não poderá exceder à vigência do projeto de pesquisa ao qual se vincula o aditivo.

O Comitê Central para direção do STIC-Amsud é formado, pela parte francesa, por representantes da Direção Geral da Cooperação e do Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Educação do Ensino Superior e de Pesquisa. Pelo lado latino-americano, estão a Secretaria da Ciência e Tecnologia da Argentina, a Comissão Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica do Chile, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Peru, o Ministério da Educação e da Pesquisa do Uruguai e a FAPESP.