Notícias

FAPESP tem três novos conselheiros

20 de abril de 2006

Agência FAPESP - O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, escolheu os três novos integrantes do Conselho Superior da FAPESP. Suely Viela, Sedi Hirano e Vahan Agopyan serão os representantes da Universidade de São Paulo (USP) na Fundação, para mandatos de seis anos. O anúncio foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 20 de abril.

Suely Vilela Sampaio é reitora da USP e professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto. Primeira mulher a ocupar o cargo máximo na universidade paulista, será a segunda mulher no Conselho Superior da FAPESP, após Lenita Correa Camargo, de 1971 a 1977.

O sociólogo Hirano é professor titular e diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Graduou-se, fez mestrado, doutorado e livre docência na USP. É vice-presidente da Comissão de Atividades Acadêmicas da Reitoria.

Agopyan é engenheiro civil, graduado pela Escola Politécnica, da qual foi diretor e é professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil. Conselheiro da FAPESP desde 2000, será reconduzido ao cargo.

Deixam o Conselho Superior da Fundação Adilson Avansi de Abreu, professor titular do Departamento de Geografia, após dois mandatos consecutivos, e Hugo Aguirre Armelin, professor titular do Instituto de Química. Armelin completou o mandato de Ricardo Brentani, que deixou o conselho em 2004 para ser diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP.

Os três novos integrantes do Conselho Superior da Fundação foram escolhidos a partir de três listas tríplices eleitas pelo Conselho Universitário da USP e enviadas ao governador. Os outros nomes que compunham as listas eram: José Antonio Visintin e Hugo Armelin (Ciências Biológicas); Alejandro Szanto de Toledo e Iberê Luiz Caldas (Ciências Exatas); Nélio Bizzo e Maria Helena Souza Patto (Ciências Humanas).


Publicado em 20 de abril de 2006