Notícias

Conselho Superior da FAPESP tem lista tríplice

Conselho Superior da FAPESP tem lista tríplice Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da FAPESP, e os conselheiros Giovanni Guido Cerri e Celso Lafer (da esq. p/ dir.) na apuração dos votos
(foto: Heitor Shimizu)

Agência FAPESP - Tullo Vigevani, José Tadeu Jorge e Nilson Dias Vieira Júnior são os três indicados pelos institutos de pesquisa e instituições de ensino superior do Estado de São Paulo para o processo de escolha de um novo representante no Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A vaga estará aberta a partir de 28 de junho, quando termina o mandato do conselheiro Nilson Dias Vieira Júnior. A lista tríplice será encaminhada pelo presidente da FAPESP, Carlos Vogt, à secretária da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro, para ser entregue ao governador do Estado, Cláudio Lembo.

Foram recebidos 544 votos válidos, 4 em branco e 2 nulos. Mais de 95% do colégio eleitoral participou da eleição. Vigevani teve 278 votos, seguido de Tadeu Jorge (252) e de Vieira Júnior (145).

Vigevani é diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Marília. Tadeu Jorge é reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri). Vieira Júnior é pesquisador titular no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) e conselheiro da FAPESP desde 2000.

A eleição foi realizada de 5 a 9 de junho, pela internet. Imediatamente após ter sido encerrada, foi feita a apuração do seu resultado pela comissão eleitoral, na sede da FAPESP, às 17h. A comissão eleitoral foi composta pelos conselheiros Celso Lafer, Giovanni Guido Cerri e Horacio Lafer Piva.

A relação completa dos votos recebidos pelos 15 candidatos e mais informações estão em http://votar.srv.br/fapesp.