Notícias

FAPESP abre chamada em materiais avançados

FAPESP abre chamada em materiais avançados Pesquisadores podem enviar propostas de projetos de pesquisa conjuntos com países participantes da Colaboração Interamericana em Materiais (foto: FAPESP)

Agência FAPESP - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) abriu seleção pública de propostas para projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cooperação com outras instituições participantes da Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam).

O Ciam é uma colaboração interamericana que tem por objetivo principal o apoio à pesquisa em cooperação na área de ciência e engenharia de materiais.

As propostas devem enfatizar os materiais avançados, definidos como aqueles para os quais exista um desafio científico ou tecnológico a ser vencido ou para os quais exista interesse estratégico no domínio de sua produção e para aplicações e aperfeiçoamento de técnicas para processamento ou manufatura.

Os participantes devem ser pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo, que sejam responsáveis por Auxílios a Pesquisa, Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa Inovação ou Difusão (Cepids) da FAPESP.

Cada projeto deverá ter a duração de até 36 meses e cada missão não poderá exceder 90 dias. As missões de estudantes não poderão durar menos que 30 dias. A data-limite para submissão de propostas é 2 de setembro.

A FAPESP apoiará com recursos equivalentes a até US$ 8 mil anuais, por até três anos, destinados necessariamente a despesas de mobilidade dos pesquisadores paulistas (passagens, diárias e seguro-viagem) para os países das instituições executoras estrangeiras. Despesas de deslocamento de pesquisadores estrangeiros deverão ser financiadas pelos organismos financiadores correspondentes.

Texto completo da chamada (pdf): www.fapesp.br/chamadas/ciam.pdf


 


Página atualizada em 19/09/2008 - Publicada em 26/06/2006