Notícias

Chamada Programa Primeiros Projetos

Chamada Programa Primeiros Projetos Objetivo do programa da FAPESP em parceria com CNPq é dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e à  nucleação de novos grupos

Agência FAPESP - A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou nesta segunda-feira (25/9) nova chamada para o Programa Primeiros Projetos.

A Chamada para Seleção Pública de Propostas para Projetos de Apoio à infraestrutura de CT&I para Jovens Pesquisadores é uma parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O objetivo da chamada é apoiar a instalação, a modernização, a ampliação ou a recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições públicas de ensino e pesquisa, visando a dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e à nucleação de novos grupos.

Jovens pesquisadores, contemplados com bolsa de pós-doutoramento da FAPESP ou do CNPq, em São Paulo, com bolsa em vigência com data de início posterior a 31 de agosto de 2005, podem apresentar propostas até o dia 10 de novembro.

Para o edital, de acordo com o convênio firmado entre as duas instituições, serão aplicados R$ 1,679 milhão pelo CNPq (com recursos do Fundo Setorial de infraestrutura) e igual valor pela FAPESP, com recursos do orçamento da Fundação. Os recursos já estão provisionados.

Serão financiáveis todos os itens de capital e custeio, incluindo pequenas reformas físicas, que visem a melhorar o desempenho na execução do projeto de pós-doutoramento.

Os bolsistas da FAPESP e do CNPq deverão encaminhar as solicitações por meio dos formulários de inscrição para Auxílio à Pesquisa, Cadastro do Pesquisador e Súmula Curricular, disponíveis no site da FAPESP (www.fapesp.br - Apoio ao Usuário > Geral > Formulários > Solicitações Iniciais), acompanhados de toda a documentação pertinente, além de uma carta do líder do grupo de pesquisa ao qual está associado, concordando com o encaminhamento da solicitação.

As solicitações poderão prever recursos de até R$ 30 mil. Não serão admitidos bolsistas que tenham auxílios a pesquisa em vigência e será considerada uma única proposta por pesquisador.

Para ler o texto completo da chamada, clique aqui.


Publicado em 25 de setembro de 2006