Notícias

Instituto Microsoft Research-FAPESP abre chamada

Instituto Microsoft Research-FAPESP abre chamada Projetos de pesquisa em TIC relacionados ao desenvolvimento econômico e social podem ser enviadas até 10 de junho

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Microsoft lançaram nesta terça-feira (10/4) o Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, resultado de convênio assinado pelas instituições. A primeira chamada de propostas associada ao convênio também foi lançada.

O Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI é uma iniciativa pioneira no Brasil e associa os setores público e privado com o objetivo de estimular a geração e a aplicação de conhecimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

O objetivo é formar uma rede de pesquisadores capazes de criar novos conhecimentos que contribuam para expandir as capacidades da tecnologia de computação para atender mais e melhor os desafios sociais e econômicos de comunidades desfavorecidas, rurais e urbanas.

"É importante destacar a vocação social dessa parceria, que representa um primeiro passo no sentido de consolidar condições para a conquista de objetivos maiores para a ciência, a tecnologia e o desenvolvimento do país", disse Carlos Vogt, presidente da FAPESP.

"A Microsoft é a empresa de tecnologia que mais investe em pesquisa no mundo e essa parceria é um passo fundamental na consolidação do nosso país como plataforma de pesquisa em TI", disse Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.

As propostas apoiadas no âmbito da iniciativa serão projetos ousados e inovadores, que aliem o avanço do conhecimento fundamental com a perspectiva de aplicações que possam ter impacto econômico e social.

A apresentação de propostas será feita por meio de chamadas de propostas de pesquisa, cujo objetivo é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e de classe mundial em TIC que apontem para o tratamento de questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social no Estado de São Paulo.

Com o foco no avanço do conhecimento, a chamada busca propostas de pesquisas capazes de ampliar o acesso dos cidadãos às novas tecnologias, reduzindo diferenças socioeconômicas, culturais e regionais.

"As tecnologias da informação são fundamentais para o desenvolvimento do país por acelerarem outros setores da economia", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP. "A chamada busca projetos de pesquisa que tratem de pontos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade brasileira e que possam ter possíveis aplicações no futuro."

Convênio e chamada Microsoft Research-FAPESP: www.fapesp.br/convenios/microsoft.





Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 10/04/2007