Notícias

FAPESP e DFG abrem nova chamada

FAPESP e DFG abrem nova chamada Objetivo da chamada é estimular a cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisas do Estado de São Paulo e da Alemanha. Propostas será£o recebidas até 20 de junho (foto: DFG)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG), a Fundação Alemã de Pesquisas, lançaram chamada conjunta de pesquisas, resultado do convênio assinado pelas instituições em setembro de 2006.

O objetivo da chamada é estimular a cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisas do Estado de São Paulo e da Alemanha. Todas as propostas apresentadas à uma agência deverão ter contrapartida na outra, sendo apresentadas simultaneamente pelos parceiros paulistas e alemães.

A FAPESP receberá propostas de pesquisadores de instituições superiores de ensino e pesquisa paulistas na modalidades Auxílio à Pesquisa e pré-propostas para Projeto Temático. A DFG receberá propostas de pesquisadores e grupos de pesquisa alemães. As propostas serão recebidas pelas instituições até o dia 20 de junho.

A cooperação apoiará a realização de atividades de projetos de pesquisa e de intercâmbio científico (como visitas, workshops e seminários) e a mobilidade de jovens cientistas, entre outras ações.

A DFG, fundada em 1920, é a principal organização da Alemanha de fomento à pesquisa básica, com recursos estaduais e do governo federal. O apoio científico é dado a todas as áreas do conhecimento.
 


Página atualizada em 03/02/2009 - Publicada em 20/04/2007