Notícias

Engler recebe título de cidadão piracicabano

Engler recebe título de cidadão piracicabano

Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da FAPESP, recebeu na terça-feira (5/6) o título de cidadão piracicabano. A solenidade de entrega da honraria foi realizada no salão nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Entre as autoridades presentes estiveram o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB), o vice-presidente, Francisco Edilson dos Santos (PSB), o 1º secretário, José Aparecido Longatto (PSDB), os vereadores André Gustavo Bandeira (PSDB), Antonio Oswaldo Storel (PSB) e Carlos Gomes da Silva (PP) e o professor Antonio Roque Dechen, diretor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

“Desde o momento em que recebi a notícia [do título de cidadão piracicabano], fiquei me questionando: por que essa homenagem? O que fiz por Piracicaba? Analisando e avaliando os 47 anos que aqui vivi, mais de 70% de minha vida, encontrei apenas acontecimentos, fatos e registros que me tornaram devedor desta cidade que me acolheu carinhosamente e me proporcionou tantas alegrias”, disse Engler no discurso de agradecimento.

Graduado e doutorado pela Esalq, com Ph.D em economia agrícola pela Universidade do Estado de Ohio (EUA), Engler é professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq. Entre outros cargos, foi diretor da Esalq, coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Agrárias do Ministério da Educação, coordenador de Administração Geral da USP, coordenador e prefeito do campus da USP em Piracicaba, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e chefe de gabinete do reitor da USP.

O professor Engler tem 75 artigos científicos e relatórios de pesquisa publicados, além de sete participações em livros e outras publicações didáticas. Na Esalq, orientou 35 dissertações e teses. Recebeu diversos títulos, como o International Alumni Award da Universidade do Estado de Ohio (1994), a Medalha Paulista de Mérito Científico e Tecnológico (2001) e a Medalha Fernando Costa em 1991, outorgada pela Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo.

Nascido em Campinas, em 30 de janeiro de 1942, é casado com Cleide de Lourdes Mendes Engler e pai de três filhos.

 


Página atualizada em 09/02/2009 - Publicada em 06/06/2007