Notícias

FAPESP e Imprimatur lançam chamada

FAPESP e Imprimatur lançam chamada Seleção de propostas oferecerá¡ apoio adicional a pequenas empresas já apoiadas pelo PIPE que apresentaram devidamente o relatório exigido do primeiro ano de atividades na Fase II do programa

A FAPESP e a Imprimatur Capital lançaram, no dia 2 de julho, chamada de propostas para co-financiar oportunidades de inovação que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo.

A seleção pública é realizada no âmbito do convênio assinado entre as instituições em abril. Os projetos deverão ter duração máxima de 24 meses e o prazo para envio de propostas termina no dia 15 de agosto.

A FAPESP, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Imprimatur, mediante o programa PAPPE-PIPE III, pretendem oferecer apoio adicional a pequenas empresas já apoiadas pelo programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) que apresentaram devidamente o relatório exigido de seu primeiro ano de atividades na Fase II do programa.

Essas pequenas empresas, a partir da aprovação do relatório de atividades pela Diretoria Científica da FAPESP, tornam-se elegíveis e podem se habilitar a esta chamada de propostas.

Por desenvolvimento de inovação tecnológica resultante de pesquisa apoiada pela FAPESP no âmbito do programa PIPE se entendem aqueles esforços empreendidos para facilitar:

  1. aumento de escala de protótipos para nível de produção;
  2. preenchimento de expectativas de mercado (interno ou externo) em termos de qualidade ou conformidade técnica;
  3. aceleração do time-to-market (tempo entre a concepção do produto e sua chegada no mercado) e melhora do tempo de produção e da competitividade em custos.

O orçamento do projeto proposto deverá ser detalhado e justificado item por item, totalizando, no máximo, R$ 500 mil. O orçamento poderá incluir as seguintes categorias de despesas: material permanente (nacional ou importado), materiais de consumo e serviços de terceiros (nacional ou estrangeiro, incluindo software).

"O convênio com a Imprimatur trará para as empresas do PIPE selecionadas a oportunidade de, além de obter financiamento para atividades da Fase III, receberem apoio operacional oferecido por experts trazidos pela Imprimatur para desenvolver oportunidades de negócio visando a mercados internacionais", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A Imprimatur é uma empresa internacional de investimento focada na comercialização de oportunidades de forte crescimento respaldadas em propriedade intelectual que emanam de universidades e institutos de pesquisa de ponta e de outras fontes. A Imprimatur oferece investimento em estágios iniciais, financiando serviços de suporte de alta qualidade, incluindo planejamento de negócios, recrutamento de equipes de gestão, acesso a redes internacionais e contatos com consumidores industriais.


Convênio e chamada FAPESP-Imprimatur: www.fapesp.br/convenios/imprimatur





Página atualizada em 09/02/2009 - Publicada em 02/07/2007