Coordenações

Marie-Anne Van Sluys English version

Marie-Anne Van Sluys

Coordenação Adjunta - Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa

Coordenação do Programa Mídia-Ciência (Jornalismo Científico)

Graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1983 e doutorou-se pela Université Paris-Sud 11 (U. Paris XI) em 1989. É professora titular do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP) desde 2007 e coordenadora do laboratório GaTE-Genomes and Transposable Elements. Van Sluys foi presidente da comissão de pesquisa do Instituto de Biociências entre 2006 e 2008, chefe do Departamento de Botânica, 2010-2012, e, desde 2008, é membro da Coordenação Adjunta de Ciências da Vida junto à Diretoria Científica da FAPESP.

Foi líder de um dos grupos da Rede ONSA (Organização para Sequenciamento e Análise de Nucleotídeos, na sigla em inglês), que integrou os laboratórios responsáveis pela conclusão do primeiro genoma de um fitopatógeno, publicado na revista Nature em 2000. Em decorrência, assumiu a liderança internacional da colaboração com a USDA-ARS e foi convidada pelo National Research Council (NRC-EUA) a participar do Comitê de Avaliação das prioridades em pesquisa na doença de Pierce`s na Califórnia em 2003.

Van Sluys é autora de mais de 80 trabalhos publicados na área de genética com ênfase em biologia molecular de plantas e bactérias. Sua área de pesquisa concentra-se nos seguintes temas: genômica; reparo de DNA em plantas e elementos de transposição em bactérias e plantas.

É um dos pesquisadores que elaborou o programa transversal de pesquisa em Bioenergia (BIOEN-FAPESP) com foco em cinco divisões: Biomassa, Processos Industriais, Alcoolquímica, Motores e Impactos Socioeconômicos, Ambientais e uso da terra no Estado de São Paulo. Sua liderança motivou a adesão ao grupo GaTE de 32 profissionais em diferentes estágios de formação científica, estando atualmente inseridos no setor público e privado.


Página atualizada em 25/05/2021 - Publicada em 23/10/2007