Notícias

Serra nomeia dirigentes da FAPESP

Serra nomeia dirigentes da FAPESP José Arana Varela, Ricardo Renzo Brentani, Joaquim José de Camargo Engler e Carlos Henrique de Brito Cruz são escolhidos para mandatos de três anos

Em decreto publicado no Diário Oficial de São Paulo de 22 de novembro de 2007, o governador José Serra nomeou o novo vice-presidente e os dirigentes da FAPESP para os próximos três anos.

Os nomes foram escolhidos a partir de listas tríplices encaminhadas ao governador no dia anterior pelo secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, e pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer. As listas foram anunciadas no mesmo dia pelo Conselho Superior da Fundação.

José Arana Varela foi escolhido para exercer a função de vice-presidente da Fundação. Professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, Varela foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Sociedade Brasileira de Materiais. Integra diversos conselhos de instituições internacionais, como a Academy of Ceramics, o International Institute for the Science of Sintering e a American Ceramic Society.

Ricardo Renzo Brentani foi nomeado diretor-presidente, em recondução a partir do término de seu mandato, em dezembro. Professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brentani é diretor presidente do Hospital do Câncer A.C. Camargo e coordenador do Centro Antonio Prudente para Pesquisa e Tratamento do Câncer, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da FAPESP. Foi diretor do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer.

Joaquim José de Camargo Engler exercerá a função de diretor administrativo, em recondução, a partir de fevereiro, quando termina o seu atual mandato. Professor titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), Engler foi diretor da Esalq, coordenador da Comissão de Especialistas de Ensino de Ciências Agrárias do Ministério da Educação, coordenador de Administração Geral da USP, coordenador e prefeito do campus da USP em Piracicaba, diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e chefe de gabinete do reitor da USP.

Carlos Henrique de Brito Cruz foi nomeado para o cargo de diretor científico da FAPESP, em recondução a partir do término de seu mandato, em abril. Professor titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brito Cruz foi presidente da FAPESP de 1996 a 2002 e reitor da Unicamp de 2002 a 2005. Foi diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin e pró-reitor de Pesquisa da Unicamp.


 


Página atualizada em 09/09/2010 - Publicada em 22/11/2007