Notícias

Resultados do intercâmbio de IC em química

Resultados do intercâmbio de IC em química FAPESP divulga os cinco primeiros bolsistas de iniciação científica da área de qu­ímica selecionados no programa de estágios em universidades norte-americanas, uma iniciativa em parceria com a National Science Foundation (foto: Eduardo Cesar)

Agência FAPESP - A FAPESP divulgou os bolsistas de iniciação científica selecionados na primeira chamada do Programa Piloto de Intercâmbio em Pesquisa para Bolsistas de Iniciação Científica da Área de Química, iniciativa conjunta da fundação paulista e da Divisão de Química da National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos.

São eles Emerson Finco Marques, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Flávio Cardoso e Mayra Cavallaro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Juliana de Souza e Thaís Regiani, ambas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O programa irá viabilizar, a esses cinco bolsistas vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, a realização de estágios de até 12 semanas em departamentos de universidades norte-americanas. Eles vão desenvolver projetos de pesquisa no Departamento de Química da Universidade da Flórida, em Gainesville.

A contribuição da FAPESP se dará através de suplementação, como complemento à bolsa do estudante, até atingir o valor de US$ 800.00 (oitocentos dólares) mensais, pelo período declarado do estágio.

Caso o estudante seja bolsista de outra agência de fomento, o complemento será, no máximo, o valor calculado em relação à bolsa de iniciação científica da FAPESP. Quaisquer outras despesas deverão ser custeadas pela reserva técnica do projeto do orientador ou pelos recursos da instituição, conforme anunciado na chamada pública.

Os bolsistas selecionados serão co-financiados pela NSF, pela universidade que os receberá (moradia), pelo projeto de pesquisa de seus orientadores ou pela instituição em que desenvolvem o projeto de iniciação científica em São Paulo (custos para passagem, seguro e visto).

A segunda chamada do Programa Piloto de Intercâmbio em Pesquisa para Bolsistas de Iniciação Científica da Área de Química está prevista para o segundo semestre de 2008.


Mais informações:


 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 30/04/2008