Notícias

Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais é lançado

Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais é lançado

O Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) foi lançado na manhã desta quinta-feira (28/8), em evento na sede da Fundação.

O objetivo do PFPMCG é avançar o conhecimento sobre as mudanças climáticas globais, de modo que as pesquisas auxiliem na tomada de decisões que sejam amparadas por resultados científicos no que diz respeito às avaliações de risco e às estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas globais.

O Programa terá um substancial componente tecnológico para o desenvolvimento das tecnologias apropriadas para o futuro, não somente concernentes a tecnologias inovadoras para mitigação de emissões, mas também tecnologias para adaptação em todos os setores e atividades, uma vez que algum grau de mudança climática já se tornou inevitável.

Na oportunidade a FAPESP tornou pública duas chamadas de propostas destinadas a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo: Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais e Desenvolvimento de Modelo do Sistema Climático Global.

O objetivo é identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, de classe mundial, relacionadas aos temas descritos no documento de referência, disponível no endereço a seguir.

Mais informações: mcg
 


Página atualizada em 19/05/2009 - Publicada em 28/08/2008