Notícias

FAPESP organiza eventos sobre mudanças climáticas

FAPESP organiza eventos sobre mudanças climáticas Martin Parry e Vicente Varros, do IPCC, estarão no dia 30 de outubro na sede da Fundação. No dia 3 de novembro será a vez do workshop internacional Avaliação do Relatório Stern, com a presençaa de sir Nicholas Stern (foto)

Agência FAPESP – A palestra “Our current knowledge about the impacts of climate change and the challenge for adaptation”, com Martin Parry, do Centro de Política Ambiental do Imperial College London, será realizada no dia 30 de outubro na sede da FAPESP, em São Paulo.

Parry foi co-presidente do Grupo 2 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) no Quarto Relatório de Avaliação de 2007.

Na seqüência será realizada a palestra “Climate change and adaptation in Southern South America”, com Vicente Barros, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de Buenos Aires e co-presidente do Grupo 2 do IPCC no Quarto Relatório de Avaliação de 2008.

As palestras serão realizadas no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG). As vagas são limitadas. O evento começará às 15h e terá tradução simultânea.

Relatório Stern

Também no âmbito do PFPMCG, o workshop internacional “Avaliação do Relatório Stern”, com a presença de sir Nicholas Stern, primeiro titular da Cátedra IG Patel de Economia e Governo da London School of Economics and Political Science, será realizado no dia 3 de novembro na sede da FAPESP.

O economista inglês foi economista chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial. O Relatório Stern, publicado em outubro de 2006, descreve as mudanças climáticas globais como uma externalidade econômica e que a mitigação, ou o desenvolvimento de tecnologias que emitam menos carbono, é a alternativa mais adequada para enfrentrar o problema.

O evento, das 13h45 às 16h00, terá serviço de tradução simultânea e é organizado pela FAPESP e pela Embaixada Britânica em Brasília. Em seguida à palestra de Stern, será realizada uma mesa-redonda sobre o estudo Economia das Mudanças Climáticas no Brasil, com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Jacques Marcovitch, coordenador do estudo, José Goldemberg, coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo, e Carlos Nobre, coordenador do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais.

Mais informações sobre os eventos: (11) 3838-4216.
 


Página atualizada em 17/03/2014 - Publicada em 27/10/2008