Notícias

Chamadas do PFPMCG têm prazos prorrogados

Chamadas do PFPMCG têm prazos prorrogados Propostas para a Chamada 1 - Pesquisa sobre Mudaná§as Climá¡ticas Globais será£o recebidas até 14 de novembro, e para a Chamada 2 - Desenvolvimento de Modelo do Sistema Climá¡tico Global, até 23 de fevereiro de 2009

Agência FAPESP – A FAPESP prorrogou os prazos das chamadas abertas do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), lançadas em 28 de agosto.

Propostas para a Chamada 1 – Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais serão recebidas pela Fundação até o dia 14 de novembro. A publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita até 20 de abril de 2009.

Nessa chamada podem ser apresentadas propostas aos três eixos fundamentais do tema de mudanças climáticas globais, como representados, por exemplo, na organização do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC): aumento da base científica; impactos, vulnerabilidade e adaptação; e mitigação das emissões de gases de efeito estufa.

Propostas para a Chamada 2 – Desenvolvimento de Modelo do Sistema Climático Global serão recebidas até o dia 23 de fevereiro de 2009. A publicação dos resultados do processo de análise e seleção será feita até 30 de junho.

Essa chamada objetiva identificar, selecionar e apoiar um projeto de pesquisa fundamental e aplicada de classe mundial em mudanças climáticas, cujo objetivo seja contribuir para o desenvolvimento de um modelo numérico brasileiro do sistema climático global para ser utilizado em estudos de mudanças climáticas globais e regionais.

Mais informações: mcg
 


Página atualizada em 28/10/2008 - Publicada em 28/10/2008