Notícias

FAPESP e Facepe assinam acordo de cooperação

FAPESP e Facepe assinam acordo de cooperação Parceria entre fundações prevê apoio a pesquisas cooperativas sobre mudanças climáticas globais (foto: T.Romero)

Agência FAPESP – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) assinaram termo de cooperação para apoio a pesquisas entre pesquisadores dos dois estados sobre mudanças climáticas globais.

O termo foi assinado na tarde desta quarta-feira (13/5) por Celso Lafer e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente presidente e diretor científico da FAPESP, e por Diogo Ardaillon Simões, presidente da Facepe.

O acordo dará origem a uma chamada de propostas para projetos de pesquisa em quatro eixos temáticos, a ser elaborada pelo comitê gestor da cooperação e publicada simultaneamente pelas fundações.

Os recursos serão desembolsados no prazo de cinco anos, de acordo com o cronograma aprovado em cada pesquisa selecionada. O objetivo é desenvolver projetos científicos e tecnológicos cooperativos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e de Pernambuco.

“O termo de cooperação traz uma boa oportunidade de trabalhos em parceria entre pesquisadores de São Paulo e de Pernambuco. O estudo do tema das mudanças climáticas muito frequentemente requer equipes grandes, o que faz sentido juntar cientistas de vários estados”, disse Brito Cruz.

“A intenção desse acordo é permitir que os temas de pesquisa apoiados possam reforçar a musculatura brasileira em relação à previsibilidade dos impactos das mudanças do clima. E a FAPESP teve um caráter pioneiro com o lançamento de um programa que se propõe a articular e coordenar a pesquisa brasileira na área, com forte aspiração ao estabelecimento de parcerias entre diferentes instituições de ensino e pesquisa do país”, destacou Simões.

O presidente da Facepe se referiu ao Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, lançado em agosto do ano passado com o objetivo de avançar o conhecimento na área.

Os valores a serem destinados a cada projeto financiado por meio do termo de cooperação que acaba de ser assinado serão divididos igualmente entre as duas agências de fomento, cabendo à Facepe o financiamento da equipe de pesquisadores pernambucanos e à FAPESP o apoio à comunidade paulista.

Os temas de interesse da chamada a ser lançada incluem (ainda que não sejam restritos a essas linhas de pesquisa): estudos que envolvam o monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico; pesquisas sobre impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre os recursos hídricos da região semiárida do Nordeste; e pesquisas sobre os impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas nas zonas costeiras do Nordeste, especialmente sobre a cidade do Recife, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

Os projetos aprovados deverão criar conhecimento nos temas propostos pelo edital e formar competências e alianças estratégicas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico dos dois estados.

Parceria com a França

Os representantes da FAPESP e da Facepe também assinaram outro termo de cooperação que prevê o financiamento de pesquisa cooperativa, de classe mundial, em parceria entre cientistas franceses, pernambucanos e paulistas, por meio da Agência Nacional de Pesquisa (Agence Nationale de la Recherche - ANR) da França.

Nesse caso a alocação de recursos aos estudos ocorrerá pelas três agências de fomento, metade pelas duas fundações nacionais e metade pela agência francesa, podendo totalizar R$ 8 milhões, dependendo das demandas dos projetos apresentados por pesquisadores dos dois países.

Segundo o presidente da FAPESP, Celso Lafer, a proposta tripartite é uma novidade. “Trata-se do primeiro acordo no Brasil que reúne duas fundações de amparo à pesquisa e uma instituição de pesquisa estrangeira, o que é um componente do processo de internacionalização dos esforços de pesquisa que a FAPESP tem procurado incentivar. Nesse caso essa atuação conjunta ocorre em um assunto que é global por excelência”, afirmou.

A chamada pública de projetos de pesquisa para a contrapartida francesa deverá ser divulgada em breve no site da ANR.

Mais informações sobre o termo de cooperação assinado entre a FAPESP e a Facepe: www.fapesp.br/materia/5176.

 


Página atualizada em 14/05/2009 - Publicada em 13/05/2009