Notícias

FAPESP e Facepe lançam chamada

FAPESP e Facepe lançam chamada Fundações selecionarão propostas de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores em temas relacionados à mudança climática global (foto: Nasa)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco (Facepe) lançaram na quinta-feira (14/5) chamada de propostas para seleção de projetos de pesquisa cooperativa e intercâmbio de pesquisadores e estudantes em ciências agronômicas, ciências da vida, exatas, sociais e engenharias.

Podem participar pesquisadores de instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e no Estado de Pernambuco. Os interessados devem apresentar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativa relacionados à mudança climática global.

As propostas poderão também, mas não necessariamente, estar articuladas com propostas de cientistas da França submetidas ao Edital ANR, disponível no endereço www.agence-nationale-recherche.fr/AAP-260-CEP.html.

Serão considerados projetos de pesquisa que envolvam:

1) Monitoramento físico e biogeoquímico do Oceano Atlântico Tropical Ocidental para detecção de mudanças climáticas oceânicas e mudanças no ciclo de carbono oceânico, incluindo estudos de acidificação do oceano e seu impacto na vida marinha.

2) Mapeamento dos usos e cobertura da terra e a mensuração dos estoques e fluxos de carbono na região semi-árida de Pernambuco e no Estado de São Paulo, utilizando medidas in situ, técnicas de sensoriamento remoto e modelagem matemática.

3) Impactos das mudanças climáticas projetadas até o fim do século sobre os recursos hídricos da região semiárida de Pernambuco e do Estado de São Paulo, especialmente no que concerne à agricultura, à geração de energia e ao abastecimento humano, identificando as principais vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

4) Impactos da alteração do nível do mar e das mudanças climáticas projetadas até o final do século nas zonas costeiras de Pernambuco, especialmente sobre a região metropolitana do Recife, e nas zonas costeiras do Estado de São Paulo, identificando vulnerabilidades e estratégias de adaptação.

A chamada compreende duas modalidades: I) Projetos de pesquisa completos, articulados e com objetivos comuns, nos quais as atividades de cada uma das partes, paulista e pernambucana, serão financiadas pela respectiva agência; II) Projetos de pesquisa em andamento, já apoiados pela FAPESP ou pela Facepe que tenham objetivos semelhantes e relacionados às linhas temáticas desta chamada, para financiar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de pós-graduação, com financiamento por cada uma das partes.

As propostas podem ser apresentadas até o dia 25 de junho, para aquelas que envolvam cooperação com a ANR, ou até o dia 13 de julho, caso envolvam somente FAPESP e Facepe.

Os textos completos da chamada e do termo de cooperação FAPESP-Facepe estão em: www.fapesp.br/materia/5181.
 


Página atualizada em 14/05/2009 - Publicada em 14/05/2009