Notícias

Aprovados na chamada FAPESP-Ciam

Aprovados na chamada FAPESP-Ciam (foto: Eduardo Cesar)

A FAPESP divulga os resultados da seleção pública de propostas para projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cooperação com outras instituições participantes da Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam).

O Ciam é uma colaboração interamericana entre agências de fomento a pesquisa que tem por objetivo principal o apoio à cooperação na área de ciência e engenharia de materiais entre pesquisadores dos países participantes.

Além do Brasil, participam do Ciam agências de fomento a pesquisa da Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru e Trinidad e Tobago.

A Chamada FAPESP/Ciam (Chamada FAPESP 18/2008) priorizou a área de materiais avançados, para os quais exista um desafio científico ou tecnológico a ser vencido, ou para os quais exista interesse estratégico no domínio de sua produção e para aplicações e aperfeiçoamento de técnicas para seu processamento ou manufatura.

As propostas foram submetidas por meio de solicitação de aditivo a projetos em andamento nas linhas FAPESP de financiamento a Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid). Propostas aprovadas contarão com apoio para o intercâmbio somente para o período de vigência original do projeto.
 

Propostas selecionadas - Chamada FAPESP-Ciam

Processo

Solicitante

Parceiro

06/61008-5 Rosário E.S. Bretas (UFSCar) Uttandaraman Sundararaj (NSERC)
06/58748-7 Márcia L.A. Temperini (IQUSP) Alexandre G. Brolo (NSERC)


Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/materia/4553


Página atualizada em 19/05/2009 - Publicada em 19/05/2009