Notícias

Orientação para submissão de Bolsas de Mestrado

Orientação para submissão de Bolsas de Mestrado Solicitações serão recebidas até 28 de agosto e FAPESP orienta interessados a não deixar para os últimos dias. Acúmulo de solicitações simultâneas causa transtornos aos candidatos e pesquisadores, além da devolução e perda de prazo

Neste semestre, as solicitações de Bolsas de Mestrado deverão ser submetidas até o dia 28 de agosto. A FAPESP orienta os interessados a não deixar para fazer a solicitação nos últimos dias, uma vez que o acúmulo de solicitações simultâneas causa transtornos aos candidatos e aos pesquisadores, além da devolução e perda de prazo para a submissão de propostas.

As submissões de solicitações iniciais só poderão ser feitas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Só serão aceitas em papel as reconsiderações relativas a processos cujas solicitações iniciais também foram feitas em papel.

As solicitações de Bolsas de Mestrado devem obedecer as normas dispostas no Manual de Bolsa de Mestrado, disponível em www.fapesp.br/bolsas/ms.

Na inscrição para as Bolsas de Mestrado no primeiro semestre de 2009, foram devolvidas, para correções, 920 (42%) das 2,2 mil submissões recebidas pelo sistema SAGe.

As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas, por problemas como histórico escolar incompleto, ilegível, sem os critérios de aprovação, carimbo e assinatura ou sem o código de autenticidade, assinatura indevida na manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto e falta de informação sobre o vínculo empregatício/credenciamento do orientador. Tais erros sobrecarregaram o processo e causaram atraso no inicio da análise do Mestrado e atraso na habilitação de processos de outras linhas de fomento.

A partir do período de submissões que se inicia em 10 de julho de 2009, e diferentemente do praticado em anos anteriores, a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas inicialmente com erros que prejudiquem a análise e não será concedido prazo adicional para a reformulação.

Leia mais orientações sobre a submissão de propostas de Bolsas de Mestrado em www.fapesp.br/bolsas/ms.
 


Página atualizada em 08/07/2009 - Publicada em 08/07/2009