Notícias

FAPESP e Whirlpool lançam chamadas

FAPESP e Whirlpool lançam chamadas (foto: Embraco)

A FAPESP e a Whirlpool lançam duas chamadas que têm como objetivo desenvolver e apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem estabelecidos e desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo e da Whirlpool.

A primeira é a Chamada FAPESP–Whirlpool (Unidade Eletrodomésticos) para seleção pública de propostas de pesquisa para soluções tecnológicas na linha branca.

Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia particularmente nas áreas de eficiência energética, eletrônica, preservação de alimentos, pesquisa em desenvolvimento de novas embalagens e novos materiais, pesquisa com foco em lavanderia (cuidado com tecidos), simulação e estruturas mecânicas/dinâmicas, pesquisa em combustão, design e ergonomia.

O total de recursos oferecido pela FAPESP e pela Whirlpool Unidade Eletrodomésticos para atender às propostas selecionadas é de R$ 10 milhões.

A segunda é a Chamada FAPESP–Whirlpool (Unidade Embraco Compressores e Soluções de Refrigeração, Embraco) para seleção pública de propostas de pesquisa em refrigeração e áreas correlatas.

Os projetos selecionados deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de refrigeração, termodinâmica, análise estrutural, acústica e vibrações, motores, mancais, processos de fabricação e materiais.

O total de recursos oferecido pela FAPESP e pela Whirlpool Unidade Embraco para atender às propostas selecionadas é de R$ 20 milhões.

As propostas para as duas chamadas serão recebidas pela FAPESP até o dia 11 de setembro de 2009. Nas duas chamadas serão aplicadas condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), excluindo-se as restrições e condições específicas de cada seleção.

Mais informações: www.fapesp.br/convenios/whirlpool
 


Página atualizada em 27/07/2009 - Publicada em 27/07/2009