Notícias

Estágio de química nos Estados Unidos

Estágio de química nos Estados Unidos FAPESP lança nova chamada do Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica em parceria com universidades norte-americanas, National Science Foundation e universidades paulistas (foto: Eduardo Cesar)

A FAPESP lançou nova chamada para propostas de pesquisa para o Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos na Área de Química, conduzido em parceria com universidades norte-americanas, National Science Foundation e universidades paulistas.

A chamada se destina a selecionar estudantes de graduação que sejam bolsistas de Iniciação Científica da FAPESP ou de outras agências na área de química, para desenvolver projetos de pesquisa durante 12 semanas, sob supervisão de pesquisadores de universidades americanas, no período de 11 de janeiro a 31 de março de 2010.

Podem se candidatar estudantes com bolsa em vigência no período do estágio e orientados por docentes que tenham, também em vigência, Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático apoiados pela FAPESP. As propostas deverão ser apresentadas até 9 de outubro.

Os candidatos deverão ter desempenho acadêmico destacado, experiência na realização de trabalhos de pesquisa científica e domínio da língua inglesa.

Para cada um dos estudantes selecionados o apoio oferecido constará de complemento à bolsa recebida no valor de até US$ 800 por mês, custeado pela FAPESP na forma de um aditivo especial, se for Bolsista FAPESP, ou na forma de pagamento de diárias de viagem por meio do Projeto de Auxílio a Pesquisa FAPESP de responsabilidade do orientador, se for bolsista de outra agência.

Despesas de moradia (aluguel) serão custeadas pelo projeto financiado pela National Science Foundation e/ou pelas universidades americanas, em valor estimado de até US$ 1.500.

Passagem aérea, seguro-saúde e despesas de visto serão custeados pela Reserva Técnica de Projeto de Auxílio a Pesquisa de responsabilidade do orientador e/ou pelas instituições paulistas envolvidas.

Mais informações: www.fapesp.br/materia/5323
 


Página atualizada em 15/09/2009 - Publicada em 04/09/2009