Notícias

FAPESP lança SMOLBnet 2.0

FAPESP lança SMOLBnet 2.0 Programa selecionará projetos de pesquisa fundamental e aplicada, elaborados em parceria, que promovam o avanço da compreensão de sistemas biológicos complexos em nível estrutural (imagem: Wikimedia)

A FAPESP divulga chamada da Rede de Biologia Estrutural em Tópicos Avançados de Ciências da Vida – SMOLBnet 2.0, para Auxílio à Pesquisa – Regular e Temático, Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Bolsas de Doutorado Direto e de Pós-Doutorado.

A Rede pretende promover o estabelecimento de parcerias entre grupos de pesquisa que tenham expertise em resolução de estrutura de macromoléculas por cristalografia com raio X ou RMN (Grupo de Biologia Estrutural) e grupos de pesquisa de área molecular que desenvolvem projetos competitivos de alto impacto em sistemas biológicos complexos (Grupo de Biologia Molecular).

O objetivo principal da chamada (Chamada FAPESP 07/2010) é identificar e selecionar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, elaboradas em parceria, que promovam o avanço da compreensão de sistemas biológicos complexos em nível estrutural. Podem participar pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Os projetos selecionados deverão: a) Promover a associação de grupos de biologia estrutural e biologia molecular e celular para responder perguntas relevantes em biologia; b) Disseminar o uso de abordagens em biologia estrutural (cristalografia por raios X, ressonância magnética nuclear, difração de raios X em baixo ângulo e criomicroscopia eletrônica de partículas isoladas) no Estado de São Paulo; e c) Contribuir para a formação e/ou o treinamento de jovens pesquisadores.

A proposta deverá ser submetida por pesquisador responsável juntamente com um pesquisador associado da área complementar (em solicitações de Projeto Temático devem ser propostos como pesquisador responsável e pesquisador principal, respectivamente). Cada proposta deverá ser encaminhada por dois grupos de pesquisa (Grupo de Biologia Molecular e Grupo de Biologia Estrutural).

A FAPESP espera aprovar dez propostas com valor médio de R$ 300 mil cada uma. A duração de cada projeto deve ser compatível com a modalidade de Auxílio à Pesquisa ou de bolsa escolhida.

As propostas devem ser apresentadas em papel e enviadas pelo correio à FAPESP. A data-limite para recebimento é 13 de setembro de 2010. Os formulários estão disponíveis na página da chamada no portal FAPESP.

Mais informações: www.fapesp.br/smolbnet
 


Página atualizada em 17/06/2010 - Publicada em 18/05/2010