Notícias

Avaliação de programas

Avaliação de programas FAPESP promoverá, nos dias 21 e 24 de junho, encontro para desenvolver metodologia de avaliação de impacto e resultados dos programas Equipamentos Multiusuários e Biota (foto: Eduardo Cesar/FAPESP)

A FAPESP promoverá, nos próximos dias 21 e 24 de junho, reuniões do Painel de Especialistas sobre Metodologias de Avaliação de Programas de Fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação, com o objetivo de desenvolver metodologia de avaliação de impacto e resultados dos programas Bolsas e Equipamentos Multiusuários (dia 21) e Biota-FAPESP (dia 24).

O passo seguinte será a realização de pesquisa de avaliação, com o encaminhamento de questionários e a realização de entrevistas.

As discussões do Painel de Especialistas se desenvolvem no âmbito do projeto de pesquisa “Avaliação de Programas da FAPESP – desenvolvimento e aplicação de métodos de avaliação de impactos e de requisitos para avaliações sistemáticas”, realizado pelo Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Geopi), do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento é fechado e somente convidados poderão participar.

A avaliação de programas permite à FAPESP melhor fundamentar decisões sobre a política institucional de fomento à ciência e à tecnologia. Já foram feitas avaliações dos programas Apoio a Jovens Pesquisadores, Pesquisa em Políticas Públicas, Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).


Página atualizada em 21/06/2010 - Publicada em 17/06/2010