Notícias

Avaliação de Programas da FAPESP

Avaliação de Programas da FAPESP Pesquisa para avaliar BIOTA, Equipamentos Multiusuários e Bolsas fornecerá elementos para análise detalhada do cumprimento dos objetivos estabelecidos pela FAPESP para cada um desses programas (foto:E.Cesar/FAPESP)


A Diretoria Científica da FAPESP, com o apoio do Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI) do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp (www.ige.unicamp.br/geopi), está realizando a avaliação de impactos de três programas da Fundação: BIOTA, Equipamentos Multiusuários e Bolsas. A pesquisa é conduzida no âmbito da linha de Auxílio à Pesquisa – Regular da FAPESP (processo no 2008/58628-7).

Esta avaliação contribuirá em muito para o aperfeiçoamento contínuo de Programas da FAPESP e fornecerá elementos para uma análise detalhada dos benefícios que os programas da Fundação vêm trazendo à sociedade.

Para o caso do Programa Equipamentos Multiusuários, cuja avaliação está em andamento, a pesquisa abrange as solicitações concedidas e denegadas pelo Programa no período de 1998 a 2009.

O intuito é captar as percepções de pesquisadores que foram contemplados com o financiamento e daqueles que não obtiveram seus projetos aprovados neste Programa. Isso permitirá avaliar, de forma mais ampla, o cenário do fomento à aquisição de equipamentos multiusuários ou de grande porte no Estado de São Paulo. Os pesquisadores serão convidados a responder a esta pesquisa em setembro de 2011.

Na avaliação do Programa de Bolsas, também em andamento, serão convidados a responder à pesquisa todos os indivíduos que solicitaram Bolsa de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto à FAPESP no período compreendido entre 1995 e 2009, tendo sido a solicitação concedida ou denegada.

Nessa avaliação um dos objetivos é mapear a trajetória de formação acadêmica e profissional dos participantes da pesquisa. Cabe ressaltar que a presente avaliação não diz respeito aos processos vigentes nem às solicitações para concessão das bolsas ou auxílios ou a outros vínculos e processos que estejam em andamento na FAPESP. No caso da avaliação do Programa de Bolsas, os pesquisadores devem ser convidados a responder o questionário no mês de outubro.

Na avaliação do Programa BIOTA, cuja fase de coleta de dados já foi encerrada, foram convidados a participar da pesquisa os coordenadores de projetos com temática relacionada à biodiversidade, financiados pela FAPESP entre o período de 1998 a 2009, inseridos ou não no âmbito do BIOTA.

A taxa de resposta aos questionários de avaliação foi de quase 90%, o que deve garantir uma boa identificação e mensuração de resultados e impactos do Programa, bem como o aprimoramento dos mecanismos de fomento que objetivam a caracterização, conservação e uso sustentável da biodiversidade no Estado de São Paulo.

Para validação/atualização dos contatos do universo de respondentes das avaliações, foram enviadas mensagens em janeiro e fevereiro de 2011, solicitando a confirmação dos endereços eletrônicos. Foi sugerida, ainda, a atualização do currículo dos pesquisadores na plataforma Lattes, visto que essa fonte servirá de base para o preenchimento de partes dos questionários de avaliação.

O sigilo das informações fornecidas será absolutamente respeitado. Os dados somente serão divulgados em condições que não permitam a identificação individualizada das respostas dos participantes.

Para dúvidas e esclarecimentos entrar em contato com Camila Zeitoum, Luiz Vazzolér, Fábio Rocha ou Taís Herig.


Página atualizada em 28/09/2022 - Publicada em 20/09/2011