Notícias

FAPESP recebe delegações da Áustria e Canadá

FAPESP recebe delegações da Áustria e Canadá

A FAPESP recebeu na quinta-feira (12/04) delegações provenientes da Áustria e do Canadá, reunindo representantes das áreas de ciência, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento da academia e do setor privado.

As comitivas dos dois países vieram ao Brasil para participar da Cúpula de Líderes Regionais (Regional Leaders Summit). O evento, realizado a cada dois anos desde 2002, tem a participação de sete governos subnacionais: Baviera (Alemanha), Alta Áustria (Áustria), Québec (Canadá), São Paulo (Brasil), Shandong (República Popular da China), Geórgia (EUA) e Província do Cabo Ocidental (África do Sul).

Durante os encontros, o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, e o diretor-presidente, José Arana Varela, fizeram uma apresentação sobre o funcionamento da FAPESP e de alguns de seus principais programas, como o Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), o BIOTA-FAPESP e o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

De acordo com o líder da comitiva da Alta Áustria, o vice-cônsul comercial da Áustria no Brasil, Stefen Nemetz, a visita teve o objetivo de proporcionar uma primeira aproximação entre representantes do setor ligado à inovação na Áustria e no Brasil, visando a futuros acordos de cooperação em pesquisa.

“A FAPESP tem uma importância imensa para a pesquisa e inovação na região. Por isso queríamos conhecer a Fundação de perto, com a perspectiva de estabelecer um acordo de cooperação a médio ou longo prazo. Acreditamos que esse contato pessoal, direto, é fundamental para que possamos trabalhar juntos no futuro”, disse Nemetz à Agência FAPESP.

Segundo Nemetz, a presença no Brasil de representantes do setor de pesquisa e desenvolvimento da Alta Áustria teve relação com o tema da Cúpula de Líderes Regionais em 2012: “energia sustentável e desenvolvimento”.

A temática está alinhada com a iniciativa da Organização das Nações Unidas, que designou 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos (International Year of Sustainable Energy for All), e com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

“Participamos a cada dois anos da Cúpula de Líderes Regionais. Em 2012, por conta do tema ligado a energia sustentável e desenvolvimento, as empresas que integram a nossa delegação decidiram focar sua participação no tema da tecnologia e inovação. Por isso achamos importante aproveitar a ocasião e estabelecer um contato com a FAPESP”, afirmou.

A comitiva do Québec foi liderada por Sam Hamad, ministro do Desenvolvimento Econômico, Inovação e Exportação. De acordo com Hamad, a visita abriu caminho para futuros projetos conjuntos entre Québec e São Paulo.

“O encontro teve o objetivo de reforçar o laço de amizade existente entre os dois países e sondar como Québec e São Paulo podem cooperar no futuro no campo da ciência. De agora em diante, vamos manter a troca de informações e é possível que tracemos projetos conjuntos no futuro”, declarou Hamad.

Hamad disse que a apresentação sobre os programas e investimentos da FAPESP demonstrou o interesse do Estado de São Paulo em pesquisa e desenvolvimento.

“Vimos uma análise da impressionante performance de São Paulo na área de pesquisa e inovação em relação a vários países do mundo. No Québec, acreditamos que a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação são o nosso futuro. Percebemos que São Paulo compartilha dessa opinão”, afirmou.

 


Página atualizada em 13/04/2012 - Publicada em 13/04/2012