Notícias

FAPESP e ISTPCanada tem nova chamada de propostas English version

FAPESP e ISTPCanada tem nova chamada de propostas Objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que integrem empresas, instituições acadêmicas e outros colaboradores do Brasil e do Canadá (foto:ISTPCanada)

A FAPESP e o International Science and Technology Partnerships Canada Inc (ISTPCanada) lançam nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições. A chamada tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos e processos inovadores de pesquisa e desenvolvimento que integrem empresas, instituições de ensino e de pesquisa e outros colaboradores do Brasil e do Canadá.

Pelo lado canadense podem participar da chamada pesquisadores ou administradores de empresas com sede no país. As empresas devem contribuir com aproximadamente metade do orçamento total do projeto.

Instituições e associações acadêmicas e de pesquisa podem participar nos projetos como coinvestigadores. Neste caso, o Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada (NSERC), que mantém acordo com o ISTPCanada, e a empresa selecionada financiarão a parte da pesquisa feita na instituição.

Pelo lado da FAPESP podem participar da chamada pequenas empresas com sede no Estado de São Paulo conforme regras do Programa FAPESP para Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e pesquisadores em instituições de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo em parceira com empresas, de acordo com as regras do Programa FAPESP para Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

A chamada terá duas etapas: a) Fase preliminar em que um formulário de interesse específico deverá ser submetido em conjunto pelos pesquisadores parceiros; b) Na segunda fase, os responsáveis pelos projetos aprovados na análise do formulário deverão enviar a proposta completa.

O prazo para recebimento dos formulários de interesse foi ampliado para até 18 de junho de 2012. As propostas completas serão recebidas até 30 de julho de 2012.

Mais informações: www.fapesp.br/istp e http://istpcanada.ca/international_programs/Brazil/ActiveCFPs/index.php.