Notícias

FAPESP e McMaster University lançam chamada de propostas English version

FAPESP e McMaster University lançam chamada de propostas Objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa que integrem empresas, instituições acadêmicas e outros colaboradores do Brasil e do Canadá (foto:Un.McMaster)

A FAPESP e a McMaster University, do Canadá, lançam chamada de propostas, no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições, para apoiar projetos de pesquisa que envolvam o intercâmbio de pesquisadores.

A chamada está aberta a pesquisadores afiliados à McMaster University e a pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo – que sejam pesquisadores principais de projetos de Auxílio Regular ou Temático, do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou de um Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

As atividades de intercâmbio das propostas selecionadas na chamada deverão ser realizadas dentro do período compreendido pelo projeto principal apoiado pela FAPESP. A duração máxima do intercâmbio é de 24 meses.

A FAPESP e McMaster University destinarão o equivalente a 20 mil dólares canadenses por proposta por ano (o equivalente a10 mil dólares canadenses de cada instituição) durante o período estabelecido no acordo para cobrir despesas de pesquisa incluindo as de mobilidade. A FAPESP apoiará a aquisição de passagem aérea, seguro-saúde e despesas de manutenção para pesquisadores do Estado de São Paulo que visitem o Canadá. Pesquisadores canadenses dos projetos selecionados serão apoiados pela McMaster University em despesas para o deslocamento ao Estado de São Paulo.

As propostas para a chamada serão recebidas até o dia 16 de julho de 2012.

Mais informações: www.fapesp.br/en/6912  
 
 


Página atualizada em 09/04/2013 - Publicada em 27/04/2012