Notícias

FAPESP lança nova chamada com Conicet

FAPESP lança nova chamada com Conicet Chamada conjunta com Conicet apoiará projetos de intercâmbio em pesquisa com duração de até 24 meses (FAPESP)

A FAPESP e o Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de La República Argentina (Conicet), da Argentina, lançam nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido pelas instituições.

A chamada está aberta à apresentação de projetos conjuntos de pesquisa para a realização de programas de intercâmbio entre a Argentina e o Brasil no período 2013-2014. Serão aceitas propostas em todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico.

As solicitações deverão ser apresentadas pelos pesquisadores em seus respectivos países, de acordo com os requisitos e prazos acordados pelas instituições mencionadas. Cada pesquisador poderá inscrever apenas uma proposta conjunta. Apenas propostas aprovadas por ambas as partes serão financiadas.

Do lado da FAPESP, podem participar da chamada pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo, que sejam exclusivamente pesquisadores responsáveis por auxílios vigentes nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático ou nos programas Apoio a Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID).

Em cada proposta podem se candidatar para o intercâmbio o próprio pesquisador responsável pela proposta, além de pesquisadores doutores e bolsistas de pós-doutoramento da FAPESP associados ao projeto vigente. Cada candidato poderá se beneficiar do programa de intercâmbio uma única vez, durante a execução do projeto.

Cada projeto poderá ter duração de até 24 meses. A vigência dos processos que vierem a ser aprovados deverá estar compreendida entre 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2014. A data limite para submissão das propostas é 6 de agosto de 2012.

Cada proposta apresentada à FAPESP pode contemplar até duas missões de intercâmbio, sendo uma por ano, com duração máxima de 30 dias. Cada pesquisador poderá se beneficiar do programa de intercâmbio uma única vez durante a vigência do projeto.

A FAPESP e o Conicet apoiarão, durante a vigência estabelecida na concessão, o custeio de despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro saúde). Cada agência será responsável pelo financiamento das passagens aéreas, diárias e seguro-saúde dos pesquisadores de seu país.

No orçamento do projeto poderão ser solicitados, adicionalmente, até R$ 15 mil, os quais deverão ser utilizados exclusivamente no custeio de insumos e equipamentos de pequeno porte. Tudo o que for adquirido com estes recursos deverá permanecer no Estado de São Paulo.

Mais informações estão disponíveis na chamada em: www.fapesp.br/7039  

 


Página atualizada em 19/06/2012 - Publicada em 11/06/2012