Notícias

NERC lança programa com FAPESP English version

NERC lança programa com FAPESP Programa com Natural Environment Research Council apoiará estudos de pesquisadores britânicos e do Estado de São Paulo sobre a degradação de florestas tropicais (Wikimedia)

A FAPESP e o Natural Environment Research Council (NERC), um dos Conselhos de Pesquisa do Reino Unido (RCUK, na sigla em inglês), anunciaram nesta terça-feira (19/06), em São Paulo, o lançamento de um novo programa de pesquisa colaborativa em Processos da Biodiversidade e de Ecossistemas em Florestas Tropicais Modificadas pelo Homem.

O objetivo do programa, com duração prevista para cinco anos, é apoiar projetos de pesquisa de campo em Sabah, Malásia, e no Brasil para investigar como as mudanças em florestas tropicais afetam a biodiversidade, os serviços ambientais e o clima. As pesquisas conduzidas no Brasil serão financiadas em parceria com a FAPESP.

O objetivo do programa no Brasil é investigar se as metodologias e abordagens de pesquisa adotadas na Malásia podem ser aplicadas a estudos sobre efeitos das mudanças nas florestas sobre a biodiversidade e o funcionamento de ecossistemas de biomas no Brasil, por exemplo na região amazônica.

A FAPESP investirá até R$ 5 milhões em cinco anos na parte brasileira do programa, que contará também com apoio de até 1,6 milhão de libras do NERC.

Os pesquisadores de instituições de ensino superior ou de pesquisa no Estado de São Paulo que desejam participar da primeira etapa do programa podem enviar propostas conjuntas até o dia 16 de agosto de 2012.

As propostas preliminares serão utilizadas para selecionar grupos de pesquisadores que serão convidados a participar de um workshop no Imperial College, London no dia 27 de setembro e em seguida submeter as propostas completas.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/7046 e www.nerc.ac.uk/research/programmes/forests/events/ao.asp.

 


Página atualizada em 09/04/2013 - Publicada em 19/06/2012