Notícias

FAPESP e IANAS lançam chamada de propostas English version

FAPESP e IANAS lançam chamada de propostas Poderão participar da chamada pesquisadores indicados pelas academias nacionais de ciências filiadas à Rede Interamericana de Academias de Ciências

A FAPESP e a Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS, na sigla em inglês) lançaram no dia 14 de setembro uma chamada de propostas de pesquisano âmbito do acordo de cooperação firmado entre as duas instituições.

Podem participar da chamada pesquisadores indicados pelas academias nacionais de ciências filiadas à IANAS.

As pesquisas poderão envolver qualquer área do conhecimento e deverão ser realizadas em universidades e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo.

As propostas de projetos deverão ser submetidas pelos pesquisadores interessados à academia de ciências de seu país de origem, que as encaminharão para a IANAS.

Os projetos de pesquisa dos candidatos pré-selecionados pelas academias filiadas à IANAS serão submetidos ao processo de análise de propostas da FAPESP, que é baseado no mérito científico e utiliza revisores externos e pareceres de comitês científicos para embasar suas decisões.

As propostas aprovadas serão apoiadas por meio de mecanismos de financiamento à pesquisa utilizados pela FAPESP, como concessão de Bolsas de Pós-Doutorado, o Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes e Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante.

Bolsas de Pós-Doutorado são concedidas pela FAPESP a cientistas promissores em suas áreas de pesquisa, que obtiveram o título de doutor há menos de sete anos. O Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes oferece bolsa e o financiamento necessário para que o pesquisador desenvolva seu projeto.

Por sua vez, o Auxílio Pesquisador Visitante cobre as despesas da visita de pesquisadores experientes, vinculados a instituições de pesquisa do exterior ou do Brasil, a uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo, por um período de duas semanas a 12 meses.

Essa modalidade de Auxílio da FAPESP trouxe 240 cientistas estrangeiros para visitar universidades e instituições de pesquisa do Estado de São Paulo em 2011, resultando em uma média de quatro pesquisadores por semana. A meta é aumentar cada vez mais esse número nos próximos anos.

Descoberta de talentos científicos

Na avaliação de Hernan Chaimovich, assessor especial da Diretoria Científica da FAPESP, o convênio entre a Fundação e a IANAS possibilitará atingir diferentes objetivos, como o de fortalecer as academias de ciências nacionais das Américas do Sul, do Norte, Central e do Caribe, facilitar a descoberta de talentos científicos e aumentar a cooperação e integração científica nessas regiões.

“Existe uma falta muito grande de informações que permitam que os melhores jovens cientistas dos países da região venham para o Brasil realizar pesquisa”, disse à Agência FAPESP.

“Na medida em que as academias nacionais de ciência comecem a ter conhecimento das oportunidades de financiamento à pesquisa em sua própria região e participem do processo de indicação e seleção dos pesquisadores de seus países, elas se fortalecem e também ajudam a FAPESP a identificar os melhores cientistas, que não estão só nos Estados Unidos e na Europa”, avaliou.

O prazo limite para submissão de propostas à FAPESP dos candidatos pré-selecionados pela IANAS é até 4 de fevereiro de 2013.

Mais informações: www.fapesp.br/acordos-ianas
 


Página atualizada em 08/04/2013 - Publicada em 17/09/2012