Notícias
FAPESP e NSF divulgam resultado da chamada BIOTA-Dimensions of Biodiversity English version
A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), nos Estados Unidos, divulgam resultado da chamada pública de propostas FAPESP 01/2012 de cooperação científica entre os programas BIOTA-FAPESP e Dimensões da Biodiversidade, da NSF, no âmbito do memorando de entendimento entre as duas instituições assinado em dezembro de 2011.
A chamada esteve aberta a pesquisadores de instituições de ensino superior e instituições de pesquisa no Estado de São Paulo, seguindo as normas da modalidade de apoio Projetos Temáticos da FAPESP. Na NSF, puderam participar pesquisadores associados às instituições elegíveis segundo as normas do NSF.
Lançado em 1999, o objetivo do Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Recuperação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) é conhecer, mapear e analisar a biodiversidade do Estado de São Paulo, incluindo a fauna, a flora e os microrganismos, mas, também, avaliar as possibilidades de exploração sustentável de plantas ou de animais com potencial econômico e subsidiar a formulação de políticas de conservação dos remanescentes florestais.
O programa Dimension’s of Biodiversity Program está voltado aos mais desconhecidos aspectos da biodiversidade e apoia pesquisas em um amplo espectro que abrange de genes a espécies e ecossistemas, de modo a integrar tanto aspectos descritivos como funcionais da biodiversidade do planeta.
As propostas submetidas à chamada deveriam integrar as três dimensões da biodiversidade – Genética, Taxonomia/Filogenética e Funcional – com o objetivo de compreender as interações entre elas e seus resultados.
A proposta aprovada:
Pesquisadores | Título |
---|---|
Lucia Garcez Lohmann |
Structure and evolution of the amazon biota and its environment: an integrative approach |
Mais informações sobre o acordo e a chamada: https://fapesp.br/6830 e en/6724