Notícias

FAPESP e DFG lançam chamada de propostas English version

FAPESP e DFG lançam chamada de propostas Chamada pretende apoiar projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha (DFG)

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG) divulgam nova chamada conjunta de pesquisas no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições.

O objetivo da chamada é apoiar pesquisa colaborativa entre pesquisadores e grupos de pesquisas do Estado de São Paulo e da Alemanha para o estudo dos efeitos ecológicos e socioeconômicos das mudanças no uso e manejo da terra e suas interações com mudanças que ocorrem no contexto global, incluindo as mudanças climáticas.

Cada uma das instituições destinará para essa chamada de propostas até um milhão de euros. O prazo final para apresentação de propostas é 30 de janeiro de 2013.

As propostas deverão ter o núcleo do projeto de pesquisa unificado, isto é, a mesma proposta de pesquisa deve ser apresentada às duas agências, contendo solicitações de orçamentos subdivididas entre a FAPESP e a DFG.

Cada proposta deverá ter dois Investigadores Principais, um no Estado de São Paulo e outro na Alemanha, que, respectivamente, submeterão a proposta à FAPESP e à DFG.

A FAPESP receberá propostas de pesquisadores de instituições superiores de ensino e pesquisa paulistas na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. A DFG receberá propostas de pesquisadores alemães apresentadas de acordo com seu Research Grants Programme.

Mais informações sobre essa chamada de propostas em www.fapesp.br/en/7318

Informações sobre o acordo de cooperação FAPESP-DFG: www.fapesp.br/2655


Página atualizada em 08/04/2013 - Publicada em 25/10/2012