Chamadas de Propostas

FAPESP – UNIVERSIDAD DE SALAMANCA CHAMADA DE PROPOSTAS 2012 English version

Chamada Pública de Propostas para o apoio a projetos de pesquisa envolvendo o Intercâmbio de Pesquisadores no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Universidad de Salamanca (USAL), Espanha.

1. Introdução

A FAPESP e a Universidad de Salamanca (USAL) anunciam esta Chamada de Propostas e convidam Pesquisadores interessados, filiados à Universidad de Salamanca, Espanha; e Pesquisadores filiados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no Estado de São Paulo, Brasil, e que sejam, adicionalmente, Pesquisadores Responsáveis por projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP dentro das seguintes modalidades de auxílio: Auxílios à Pesquisa Regular; Projetos Temáticos; Jovens Pesquisadores; ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs / RIDCs), para apresentar propostas de pesquisa para o intercâmbio de Pesquisadores entre o Estado de São Paulo, Brasil, e Espanha, nos termos e condições a seguir estabelecidos.

2. Propósito

A finalidade da presente Chamada é definir as condições para a apresentação de propostas para intercâmbio de Pesquisadores do Estado de São Paulo, Brasil, e da Universidad de Salamanca, Espanha, no âmbito do Acordo de Cooperação em Pesquisa entre FAPESP e USAL. Esta Chamada de Propostas é anunciada simultaneamente pela FAPESP e pela USAL.

3. Elegibilidade

No âmbito da presente Chamada, são considerados Pesquisadores elegíveis para apresentar propostas:

3.1 Pela FAPESP: Pesquisadores Responsáveis por projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP dentro de uma das seguintes modalidades de auxílio: Auxílios à Pesquisa Regular; Projetos Temáticos; Jovens Pesquisadores; ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs/RIDCs).

3.2 Pela USAL: Pesquisadores Responsáveis por grupos de excelência em Castilla y León e grupos reconhecidos na Universidad de Salamanca que já trabalham ou venham a trabalhar em futuras colaborações no desenvolvimento de projetos com grupos elegíveis pela FAPESP.

3.3 As propostas deverão incluir os nomes dos Pesquisadores tanto do Estado de São Paulo como da USAL, destacando claramente os benefícios mútuos da colaboração.

4. Áreas do conhecimento

A presente Chamada de Propostas convida à apresentação de Propostas de Pesquisa nas áreas prioritárias descritas abaixo:

  • Física (Semicondutor, Laser Pulsado, Espectroscopia);
  • Matemática;
  • Clima;
  • Engenharia Química;
  • Ciências da Vida (Parasitologia, Bioquímica, Biologia Celular, Biologia Molecular, Neurociências, Cardiologia, Câncer);
  • Ciências Agrárias (Microbiologia e Genética, Biologia Molecular);
  • Enfermagem;
  • Farmacologia;
  • Direito;
  • História Pedagogia;
  • Biblioteconomia e Documentação;
  • Comunicação. 

5. Cronograma

FAPESP e Universidad de Salamanca anunciam a chamada

10/12/2012

FAPESP e Universidad de Salamanca publicam as chamadas em seus websites

17/12/2012

Data limite para a apresentação das propostas

12/04/2013

Notificação das propostas bem sucedidas

30/07/2013

Data de início das propostas selecionadas

Após 02/10/2013

6. Duração do projeto para o intercâmbio de pesquisadores

As atividades de intercâmbio previstas no projeto deverão ser realizadas dentro do prazo do projeto de pesquisa vigente relacionado financiado pela FAPESP. A duração máxima de cada projeto será de 24 meses, improrrogável.

7. Princípios de financiamento

7.1 A FAPESP financiará o equivalente a até €$ 10.000,00 por proposta, pelo período estabelecido no acordo, para cobrir razoavelmente despesas relacionadas com a pesquisa, incluindo despesas com a realização de workshops e as despesas de viagem, de acordo com o disposto na cláusula quinta do Acordo entre a FAPESP e USAL (www.fapesp.br/6705).

A Universidad de Salamanca concederá o valor máximo de €$ 10.000,00 para os projetos melhor avaliados, que tenham sido selecionados por um comitê ad hoc.

7.2 De acordo com a disponibilidade de orçamento de ambas as partes, serão contempladas as três propostas melhor classificadas.

7.3 A FAPESP apoiará as propostas selecionadas com recursos para a realização de worshops, viagens (passagens aéreas), seguro de saúde, e a bolsa para os pesquisadores do Estado de São Paulo em visita à Espanha.

7.4 USAL apoiará as propostas selecionadas com recursos para a realização de worshops, viagens (passagens aéreas), seguro de saúde, e a bolsa para os pesquisadores da Espanha em visita ao estado de São Paulo.

8. Características das propostas

Cada proposta, a ser apresentada em inglês, deverá conter:

8.1 Formulário de Apresentação da Solicitação e Formulário de Cadastro do Pesquisador

8.2 Súmula Curricular do Pesquisador Responsável e dos Pesquisadores Colaboradores de ambas as partes, da FAPESP e USAL (vide instruções em www.fapesp.br/en/6351e Universitas XXI investigacion).

8.3 Planilhas de orçamento específicas para esta Chamada (anexar orçamento detalhado de acordo com as normas da FAPESP – planilhas disponíveis para download em www.fapesp.br/chamadas/usal/usal_budget_spreadsheet.xlsx para pesquisadores do estado de São Paulo e os padrões de Concessão de Pesquisa do “Plan Nacional” para pesquisadores da Espanha).

8.4 Projeto de pesquisa com um máximo de 5 (cinco) páginas de conteúdo científico, incluindo os seguintes itens:

8.4.1 Resumo do projeto ao qual a proposta está relacionada, incluindo os resultados atuais e esperados;

8.4.2 Descrições de quais linhas de atividade do projeto em andamento do Pesquisador Responsável em São Paulo, Brasil, relacionadas à proposta, serão beneficiadas pelo intercâmbio;

8.4.3 Descrição de quais linhas de atividade do projeto em andamento do Pesquisador Responsável na USAL, relacionadas à proposta, serão beneficiadas pelo intercâmbio;

8.4.4 Breve descrição da experiência relevante trazida para o projeto pelos Pesquisadores Responsáveis de cada instituição parceira;

8.4.5 Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto como resultado da cooperação proposta, enfatizando sua singularidade e especificidade;

8.4.6 Detalhes das atividades previstas no intercâmbio, objetivamente descritos, incluindo justificativa e relevância, e a definição de indicadores de desempenho correspondentes. Deve também ser explicado o papel da equipe técnica em cada instituição executora;

8.4.7 Descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o desenvolvimento do projeto de pesquisa em São Paulo, Brasil, e na Universidad de Salamanca, Espanha, excluindo as despesas de mobilidade solicitadas na proposta;

8.4.8 Ações que potencializem o impacto do intercâmbio na atividade de pesquisa no Estado de São Paulo, Brasil, e na Universidad de Salamanca, Espanha, por meio de seminários, cursos de curta duração, visitas a outras instituições que realizem atividades de pesquisa em áreas relevantes;

8.4.9 Cronograma de cada visita de intercâmbio, observando que a quantidade total de visitas de intercâmbio por ano deve ultrapassar os recursos estipulados no item 7 (sete) da presente Chamada de Propostas;

8.4.10 Documento oficial declarando o compromisso formal de participação da USAL com a garantia de disponibilidade das instalações e equipamentos para desenvolver o projeto (para pesquisadores em São Paulo, esta declaração já consta do formulário de submissão, o qual deve ser assinado pelo Diretor da Instituição).

9. Apresentação de propostas

9.1 Cada proposta deverá ser apresentada conforme o prazo especificado no item 5 (cinco), tanto à FAPESP pelo Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo, como à Universidad de Salamanca, pelo Pesquisador Responsável da Espanha.

9.1.1 A Proposta de Pesquisa, descrita no item 8.4, deverá ser na forma de um único documento de 5 (cinco) páginas escrito pelo Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo, Brasil; e pelo Pesquisador Responsável da USAL;

9.1.2 A apresentação à FAPESP deverá ser na forma de solicitação de Auxílio à Pesquisa Regular relacionada com o projeto vigente (inserir informações no campo 6 (seis) do formulário FAPESP de Apresentação da Solicitação para Auxílio à Pesquisa Regular). Esta solicitação deverá ser dirigida exclusivamente a esta Chamada e respeitar as suas regras. Solicitações à FAPESP somente poderão ser aceitas em papel, via correio (e não através do sistema on-line SAGe);

9.1.3 A apresentação da proposta à Universidad de Salamanca deve ser nos padrões de Concessão de Pesquisa do “Plan Nacional”. A solicitação de subvenção deve ser exclusivamente direcionada para a chamada em questão e deve respeitar suas normas e regulamentos. Submissões a USAL apenas poderão ser aceitas em papel e formato eletrônico (PDF).

9.2 As propostas não recebidas por ambas as Partes no prazo ou que não estejam em conformidade com as especificações aqui contidas não serão analisadas.

9.3 Cada uma das Partes analisará as propostas de acordo com os seus próprios procedimentos.

9.4 Somente serão financiadas as propostas que tenham sido selecionadas por ambas as Partes.

9.5 Nenhuma proposta será aceita após a data limite para a submissão, nem será aceito qualquer adendo ou explicação, excetuando-se aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou pela Universidad de Salamanca.

9.6 As solicitações deverão ser enviadas para:

9.6.1 Pela parte da FAPESP: todas as propostas, tanto as que forem relacionadas a auxílios vigentes processados via sistema eletrônico da FAPESP (SAGe), ou não, deverão ser encaminhadas em papel à FAPESP para o seguinte endereço: Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, CEP 05468-901 – São Paulo/SP, com "Chamada FAPESP/UNIVERSIDAD DE SALAMANCA 2012" escrito no envelope.

9.6.2 Pela parte da USAL: todas as propostas deverão ser apresentadas no escritório de registro local, com uma cópia impressa e uma versão eletrônica (PDF), direcionadas aos cuidados do Vice-Reitor para assuntos de Pesquisa, para serem incluídas na Chamada de Propostas USAL/FAPESP 2012".

9.6.3 As propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas.

10. Análise e seleção

10.1 O processo de qualificação, análise e seleção das propostas recebidas na FAPESP será realizado por uma comissão ad hoc nomeada especialmente pelo Diretor Científico da Fundação.

10.2 O Vice-Reitor para assuntos de pesquisa da USAL convocará uma comissão ad hoc semelhante para analisar as propostas recebidas pela Universidad de Salamanca.

10.3 As propostas serão pré-qualificadas e, posteriormente, analisadas por meio de um processo competitivo, o qual avaliará o mérito e relevância do projeto e a excelência acadêmica do Proponente, a relação do projeto proposto com projeto relacionado em andamento do Pesquisador financiado pela FAPESP e o interesse da instituição que acolherá o Pesquisador.

10.4 As propostas que não estejam em conformidade com os termos da presente Chamada de Propostas serão considerados "não qualificadas".

11. Resultado da análise

Os resultados finais serão anunciados nos respectivos websites da FAPESP (www.fapesp.br) e da Universidad de Salamanca e por meio de comunicação às partes interessadas.

12. Contrato dos projetos selecionados

As propostas selecionadas serão objeto de um acordo de pesquisa por escrito, a ser assinado pela FAPESP e pelo Pesquisador Responsável em São Paulo, Brasil; e um acordo entre o Pesquisador Responsável da USAL.

13. Cancelamento do auxílio

A FAPESP e a Universidad de Salamanca poderão cancelar o auxílio se durante sua implementação ocorra fato de gravidade suficiente para justificar tal cancelamento, a critério do Conselho Científico de Diretores, sem prejuízo de quaisquer outras ações apropriadas.

14. Informações sobre a chamada de propostas

Todas as questões relacionadas a esta Chamada de Propostas deverão ser encaminhadas para:

14.1 FAPESP:

Dra. Vera Viviane Schmidt – Diretora de Área
Email: chamada_usal@fapesp.br

14.2 USAL

Dª. Rosa García Martín
E-mail: vic.investigación@usal.es

 


Página atualizada em 15/05/2015 - Publicada em 10/12/2012